Festas da Cidade de Torres Vedras | Programa para 04 de novembro

ft4

 

Já arrancou mais uma edição das Festas de Torres Vedras.

As Festas decorrem até ao próximo dia 12 de novembro e o programa conta com música e desporto, para além dos festivais do pastel de feijão e do vinho, entre outras iniciativas.

O programa para hoje é o seguinte:

17h30 – Merenda do Acordeão com Tiago Pirralho
Local: Café Kénia, Torres Vedras

Nas Merendas do Acordeão, inseridas no Festival Acordeões do Mundo, poderá desfrutar da sonoridade do acordeão, com atuações de tocadores tradicionais, e provas de vinhos doc, queijo saloio e doces tradicionais.


Das 19h00 às 01h00 – Tasquinhas
Local: Pavilhão Multiusos, Parque Regional de Exposições

Com representação das 13 freguesia do Concelho de Torres Vedras as Tasquinhas trazem à cidade o melhor da gastronomia, vinhos e doçaria local.
Diariamente haverá um programa diversificado que animará quem por lá passa.

Especialidades gastronómicas:
A dos Cunhados e Maceira – Coelho à Bulhão Pato
Campelos e Outeiro da Cabeça – Sopa de pedra de aves
Carvoeira e Carmões – Bacalhau torricado
Dois Portos e Runa – Polvo à socorrista
Freiria – Cabrito
Maxial e Monte Redondo – Codorniz
Ponte do Rol – Carne de alguidar
Ramalhal – Serrabulho
Santa Maria, São Pedro e Matacães – Asinhas de frango crocante com molho tártaro
São Pedro da Cadeira – Arroz de marisco
Silveira – Carne à casalinhense
Turcifal – Bacalhau à Laracha
Ventosa – Bacalhau com broa


21h30 – Festival Acordeões do Mundo com Sharon Shannon
Local: Teatro-Cine de Torres Vedras

Destinatários: M/6
Bilhetes: 5 €

Sharon Shannon é uma artista que continua a surpreender. Apesar de reconhecida pelos seus arranjos de música tradicional irlandesa, não cessou de explorar novos estilos e de trabalhar com outros músicos. A acordeonista atingiu o estatuto de lenda pelo mundo inteiro e, na Irlanda, transformou em algo fixe o mal amado acordeão. É conhecida, também, pelas suas colaborações não só na música tradicional irlandesa, mas por explorar outros géneros musicais como o hip hop, o Cajun, o country, o rap ou a música clássica.
Sharon gravou e realizou digressões com Waterboys, John Prine, Steve Earle, Jackson Brown, The RTÉ Concert Orchestra, The Chieftains, Shane McGowan, Willie Nelson, Nigel Kennedy, Kirsty MacColl, Bono, Adam Clayton, Sinéad O’Connor, Imelda May e muitos outros.
Sendo uma prolífica compositora, Sharon Shannon continua a desafiar géneros e os seus dez álbuns de estúdio atestam esse seu espírito criativo aventuroso. Em 2020 Sharon lançou o álbum colaborativo “The Reckoning”, onde cada artista envolvido gravou as suas partes remotamente, durante os confinamentos. Em 2022, Sharon vai editar “Unlocked series” – três mini albums acompanhada pela sua Big Band e convidados.


22h00 – Música:  The Floyd Portugal, Tributo aos Pink Floyd
Local: Pavilhão Multiusos, Parque Regional de Exposições de Torres Vedras

The Floyd Portugal são uma Banda Portuguesa de Tributo aos Pink Floyd, composta por músicos fãs de Pink Floyd, decidida a trazer algo de novo ao panorama musical existente e a assumir uma qualidade indispensável a um grande espetáculo, homenageando dessa forma a banda britânica de Roger Waters, David Gilmour, Richard Wright, Nick Mason e Syd Barret, uma das mais bem-sucedidas, importantes e inovadoras bandas de sempre na história da música.
O seu repertório é composto pelos grandes sucessos de Pink Floyd, como: “Shine on you crazy diamond”, “Wish you were here”, “Another brick in the wall”, “Time”, “Money”, “ Learning to fly”, “ On the turning away”, “High Hopes”, “Run like Hell”, “Confortably numb”, entre outros inúmeros êxitos que abrangem a brilhante carreira da banda, garantindo as expectativas de quem assiste à performance de The Floyd Portugal.

 


De 1 a 12 de novembro 2022 – Montras de São Martinho

Nestas Festas de Torres Vedras os agentes económicos do centro histórico de Torres Vedras são convidados a decorar as suas montras com alusão às Festas de Torres Vedras, ao Vinho e ao São Martinho, na iniciativa “Montras de São Martinho”.
Esta iniciativa realiza-se entre 1 e 12 de novembro, no centro histórico de Torres Vedras.


De 27 de outubro a 12 de novembro – Exposição de máquinas agrícolas antigas
Local: Parque Regional de Exposições de Torres Vedras

Nesta mostra poderá ficar a conhecer as antigas máquinas com que se trabalhava os campos antigamente. Verdadeiras relíquias!


Exposição de jogos e brinquedos tradicionais do concelho de Torres Vedras: “No meu tempo era assim…”
Local: Atelier dos Brinquedos
Patente: até 29 de janeiro 2023

No meu tempo era assim… Numa época em que brincar já não é o que era, vimos reavivar memórias para uns e mostrar novas brincadeiras para outros.

Nesta exposição pretende-se, de forma lúdica e pedagógica, mostrar como era e continua a ser importante a criatividade em algo tão simples como brincar.


[Imagens: CMTV/Montagem de capa: Jornal de Mafra]

Leia também