Mafra e Torres Vedras voltam a receber a Bandeira Verde ECOXXI 2022

bvv

 

Decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde, em Valongo, a cerimónia de entrega do Galardão ECOXXI 2022.

Este ano candidataram-se 19% dos municípios portugueses (59 municípios) e 54 receberam Bandeiras Verdes ECOXXI e entre os 54 galardoados estão os concelhos de Mafra e Torres Vedras, que veem assim o seu título renovado.

Torres Vedras voltou a ficar no TOP 10, Top onde se encontram também os Municípios de Pombal, Santo Tirso, Águeda, Braga, Oeiras, Sintra, Lousã, Leiria e Valongo.

bvmaf bvtv

 

O Município de Torres Vedras recebeu ainda um prémio de 200 € atribuído pela Biciway relativo ao Projeto de consultoria de planeamento e projeto de infraestrutura no âmbito da mobilidade sustentável.

bv

Para se candidatar ao ECOXXI, o município fornece informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, informação que será depois avaliada por um grupo de peritos. O resultado da candidatura resulta num Índice global percentual de políticas de sustentabilidade. A Bandeira Verde ECOXXI é atribuída a todos os municípios cujo índice global seja igual ou superior a 50% (o índice é avaliado através de 21 indicadores e 75 subindicadores).

De acordo com a organização, os indicadores de referência para aferição das práticas/políticas de sustentabilidade foram, nesta edição, os seguinte 22: Promoção da Educação Ambiental /EDS por iniciativa do município; Educação Ambiental – Programas FEE; Implementação do Programa Bandeira Azul; Participação, Cidadania e Governança; Informação disponível aos munícipes; Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável; Certificação em Sistemas de Gestão de Qualidade; Áreas Classificadas (âmbito Conservação da Natureza); Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade); Gestão e Conservação da Floresta; Ordenamento do Território e Ambiente Urbano; Qualidade do Ar e Informação ao Público; Qualidade da Água para Consumo Humano; Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores; Produção e Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos; Valorização do Papel da Eficiência Energética na Gestão Municipal; Mobilidade Sustentável; Qualidade do Ambiente Sonoro; Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável; Turismo Sustentável; Medidas de Sustentabilidade em Contexto de Pandemia.

[imagens: ECOXXI]

Leia também