Ministro da Cultura e Arcebispo Ivo Scapolo na apresentação do programa da coroação canónica da imagem da “Senhora da Soledade”

cc0

 

A Capela do Campo Santo, no Palácio Nacional de Mafra, foi ontem palco da cerimónia de apresentação da programação da coroação canónica de carácter pontifício da imagem da “Senhora da Soledade”.

c3Na cerimónia, presidida por Pedro Adão e Silva, Ministro da Cultura, foram apresentadas algumas características da coroa, que será realizada com o metal oferecido pelos fiéis. O evento foi marcado pela apresentação de um arranjo musical no carrilhão, tocado pelo carrilhanista Abel Chaves, e de uma marcha inédita composta por Marco Lourenço, especialmente dedicada a “Senhora da Soledade”.

Para além do Ministro da Cultura, outras entidades locais e nacionais estiveram presentes na cerimónia, entre elas o Arcebispo Ivo Scapolo, embaixador do Vaticano, em Portugal.

A cerimónia contou ainda com a apresentação do lenço de mão – executado através de um protocolo de colaboração entre a Irmandade e a Câmara Municipal de Peniche/ Escola de Rendas de Bilros –  que será utilizado pela “Senhora da Soledade” na cerimónia da coroação”.

Durante o evento, o ministro da cultura sublinhou a “enorme importância que o fenómeno religioso tem na construção do imaginário coletivo e na nossa cultura”.
c4A Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra apresentou a programação oficial do evento que se realizará no próximo ano e algumas das obras de arte encomendadas para a ocasião.

A coroação canónica de carácter pontifício da imagem terá lugar no dia 17 de setembro de 2023, altura em que o Palácio Nacional de Mafra também irá receber o IV Fórum Pan-Europeu de Irmandades e Confrarias católicas.

Até ao momento, em Portugal, apenas duas imagens mereceram esta distinção pontifícia: Nossa Senhora do Sameiro, em 1904 e Nossa Senhora de Fátima, em 1946.

 

 

cc

 

[Imagens: DGPC/Arlindo Homem]

Leia também