Barómetro de empresas do concelho de Mafra (constituição/dissolução) nos três primeiros trimestress de 2022

Barometro

 

Nos primeiros três trimestres deste ano (janeiro a setembro), pelo menos 3.632 prestações de contas foram apresentadas pelas empresas do concelho, 37 aumentaram o seu capital e 3 reduziram o seu capital. Nos primeiros 9 meses do ano constituiram-se 313 empresas e 11 associações, tendo ocorrido 72 dissoluções de empresas.

Neste período, 28 mudaram de sede (15 vieram de fora do concelho – de Loures, Sintra, Cascais, Santa Maria da Feira, Vila Franca de Xira, Lisboa, Amadora e Odivelas – e duas mudaram a sua sede para Torres Vedras e para Oeiras).

Duas empresas abriram a sua atividade nos primeiros 9 meses do ano e encerraram a atividade no mesmo período.

b1

 

A relação constituição/dissolução por freguesia, entre janeiro e setembro de 2022, foi a seguinte:

A maioria das novas empresas do concelho são do setor terciário (292) dedicando-se essencialmente aos serviços. As freguesias com mais novas empresas são Mafra e a Ericeira.

O mês em que foram criadas mais empresas foi o mês de fevereiro (47 empresas constituídas).

b4 b5

b2


As dissoluções ocorreram sobretudo nas freguesias da Ericeira e de Mafra e atingiram empresas do setor terciário ligadas sobretudo aos serviços e ao comércio.

O mês em que mais empresas fecharam as suas portas foi maio (13).

b6 b7

 

b3

Durante o ano de 2021, no concelho de Mafra, construíram-se 352 empresas e dissolveram-se 229. Em 2021 foram criadas 15 associações.

Em março de 2020, a pandemia “instalou-se” no país e no concelho de Mafra, mas apesar da pandemia, no concelho de Mafra constituiram-se 208 empresas e 10 associações, tendo sido dissolvidas 104 empresas.

 

Leia também