Mafra | Escolas a construir e escolas a ampliar no parque escolar do concelho

CMM 3

 

O parque escolar do município de Mafra é constituído por 34 estabelecimentos de Educação e Ensino da rede pública:

es

 

Jardim de Infância – 12
Escola Básica do 1.º Ciclo – 4
Escola Básica com Jardim de Infância – 13
Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos – 2
Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos e Secundária – 2
Escola Secundária – 1

 

 

A rede educativa pública do Município de Mafra está organizada em quatro agrupamentos de escolas e uma escola secundária não agrupada, contando ainda com dois estabelecimentos da rede particular e cooperativa com contratos de associação ao nível dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário. Existe ainda uma escola profissional no concelho.

De acordo com um estudo técnico elaborado pela Câmara Municipal de Mafra sobre o parque escolar do município, a taxa de ocupação da rede pública de educação é a seguinte (considerando o ano letivo de 2021/2022):

  • O Pré-escolar apresenta uma capacidade máxima total de 1.540 crianças distribuídas por 77 salas – representando uma taxa de ocupação de 113,4%
    …………
  • O 1.º ciclo do ensino básico apresenta uma capacidade máxima total de 3.420 alunos, crianças distribuídas por 171 salas – representando uma taxa de ocupação de 99,8%
    ……..
  • Os 2.º e 3.º ciclos – todos os estabelecimentos da rede pública estão acima da sua capacidade máxima – com uma taxa de ocupação de 130%. (Escola Básica e Secundária Prof. Armando de Lucena – Malveira – 120%; Escola Básica e Secundária António Bento Franco – 148%; Escolas de Mafra – 148%; Colégio Miramar (33 turmas de 2.º e 3.º CEB em contrato de associação (8.557 alunos) – 80%)
    ………….
  • O Ensino secundário apresenta uma capacidade máxima de 40 salas na Escola Secundária José Saramago – Mafra, 9 salas no Colégio Miramar, 31 salas no Colégio Santo André e 19 salas na sede da Escola Técnica e Profissional de Mafra – com uma taxa de ocupação global de 98%

Em 2021 residiam no concelho de Mafra 24.013 jovens com menos de 25 anos. As freguesias que registam o maior crescimento populacional no grupo etário dos 0 aos 14 anos foram: Ericeira (34,9%), Mafra (34,8%), Carvoeira (33,6%), União de Freguesias da Malveira e São Miguel de Alcainça (32,5%), União de Freguesias da Venda do Pinheiro e Santo Estevão das Galés (29,0%) e Milharado (26,6%).

As previsões apontam para que até 2029 se mantenha uma tendência de crescimento na ordem dos 24,4% no grupo etário dos 0 aos 14 anos e de 31,9% no grupo etário dos 15 aos 24 anos.

Estes dados apontam para que em 2025 se registe “um aumento do número de alunos a frequentar o 3.º Ciclo do Ensino Básico (+6,7%) e o ensino secundário (+3,9%). Na educação pré-escolar e no 1.º e 2.º ciclos prevê-se uma diminuição do número de alunos, mais acentuada no 2.º Ciclo do Ensino Básico”.

Com vista a aumentar a capacidade de resposta, a autarquia prevê a construção de dois novos estabelecimentos destinados a satisfazer a procura pela educação pré-escolar e pelo ensino básico no concelho:

  • escUma nova EB integrada com JI do 1.º ao 3.º CEB em Mafra
    com 4 salas de JI, 8 salas de 1.º CEB e 25 salas de 2.º e 3.º CEB.
    Esta nova escola permitirá aumentar a oferta de JI, 1.º, 2.º e 3.º CEB na freguesia sede de concelho e libertar espaço na EB de Mafra para receber turmas de ensino secundário de modo a aliviar a Escola Secundária José Saramago.
    ————–
  • Uma nova EB2,3 a integrar o agrupamento da Venda do Pinheiro (Póvoa da Galega, Milharado)
    com 25 salas
    Esta nova escola permitirá alargar a oferta de 2.º e 3.º CEB na zona oeste do concelho de Mafra e libertar salas na EB2,3 da Venda do Pinheiro que serão utilizadas para o ensino secundário e que vão libertar espaço na escola secundária José Saramago

Prevê-se ainda a ampliação das seguintes escolas:

Escola Básica e Secundária António Bento Franco:
Escola Básica e Secundária Prof. Armando de Lucena
JI da Venda do Pinheiro
EB Prof. João Dias Agudo
EB da freguesia da Carvoeira
EB das freguesias de Igreja Nova e Cheleiros
EB da Malveira

Estas novas construções e ampliações de escolas representam um orçamento de cerca de 47 milhões de euros. Apenas a construção, porque o estudo técnico elaborado pela Câmara Municipal de Mafra refere que “ao cálculo do investimento necessário na construção das novas escolas, acresce o custo de aquisição dos terrenos da EB2,3 do Milharado – Póvoa da Galega, no montante de 200.000,00€, e da EBI/JI de Mafra, no montante de 400.000,00€, bem como as despesas com o apetrechamento, nomeadamente mobiliário, material didático e equipamento informático”.

Leia também