Festas da Cidade de Torres Vedras | Programa para 29 de outubro

FT29

 

Já arrancou mais uma edição das Festas de Torres Vedras.

As Festas decorrem até ao próximo dia 12 de novembro e o programa conta com música e desporto, para além dos festivais do pastel de feijão e do vinho, entre outras iniciativas.

O programa para hoje é o seguinte:

Das 12h00 às 01h00 – Tasquinhas
Local: Pavilhão Multiusos, Parque Regional de Exposições

Com representação das 13 freguesia do Concelho de Torres Vedras as Tasquinhas trazem à cidade o melhor da gastronomia, vinhos e doçaria local.
Diariamente haverá um programa diversificado que animará quem por lá passa.


12h00 – Merenda do Acordeão com Rodrigo Maurício
Local: Pavilhão Multiusos, Parque Regional de Exposições de Torres Vedras

A cultura e a gastronomia encontram-se nas Tasquinhas das Festas de Torres Vedras, com a atuação do acordeonista Rodrigo Maurício.


15h00 – Um Santo com pontos e costuras
Local: Museu Municipal Leonel Trindade

No dia da inauguração da exposição Caminhar com São Gonçalo, de Lagos a Torres Vedras, os participantes são desafiados a elaborar um São Gonçalo de Lagos em formato de pregadeira/íman.


15h00 – Festa do Acordeão
Local: Pavilhão Multiusos, Parque Regional de Exposições de Torres Vedras

Festa do Acordeão, com participação de David Duarte; Tiago Pirralho; Rúben Alves; Rodrigo Maurício; Núcleo de Acordeão do Clube Académico de Penafirme (Rita Nunes; Mara Santos; Rúben Crispim e Ana Beatriz).


16h00 – Debate/seminário: “Culto e hagiografia de São Gonçalo de Lagos (oesa)
Local: Sala de São Gonçalo, Convento de Nossa Senhora da Graça

No dia 29 de outubro, às 16h00, decorrerá a conferência Culto e Hagiografia de São Gonçalo de Lagos (OESA), na Sala de São Gonçalo, Convento de Nossa Senhora da Graça.

Jorge Gonçalves Guimarães será convidado desta conferência.


17h30 – Merenda do Acordeão com João Castro e Catarina Duarte
Local: Sociedade de Instrução e Recreio do Maxial

Nas Merendas do Acordeão, inseridas no Festival Acordeões do Mundo, poderá desfrutar da sonoridade do acordeão, com atuações de tocadores tradicionais, e provas de vinhos doc, queijo saloio e doces tradicionais.


18h00 – Inauguração da exposição “Caminhar com São Gonçalo, de Lagos a Torres Vedras”
Local: Museu Municipal Leonel Trindade

Percurso expositivo pelo Convento e Igreja de Nossa Senhora da Graça de Torres Vedras, da Ordem dos Eremitas Calçados de Santo Agostinho, que sucedeu ao antigo mosteiro situado junto à Porta da Várzea, do qual foi prior o Beato Frei Gonçalo de Lagos.
Ao longo do caminho, seguem-se os passos de São Gonçalo, numa exposição biográfica e iconográfica, percorrendo-se, igualmente, as memórias do Beato no espaço conventual, com  destaque para o seu túmulo, as suas relíquias e o altar que lhe foi dedicado.
No dia da inauguração da exposição, os participantes são desafiados a elaborar um São Gonçalo de Lagos em formato de pregadeira/íman.

São Gonçalo de Lagos em 3D
No âmbito da exposição Caminhar com São Gonçalo, de Lagos a Torres Vedras os participantes poderão levar para casa um conjunto de materiais para colorir e colar que darão aso a uma moldura alusiva a São Gonçalo de Lagos.

Este kit estará disponível na receção do Museu Municipal Leonel Trindade.


19h30 – 2ª Torres Vedras Night Run Urban Trail
Local: Escola Secundária Henriques Nogueira, Torres Vedras

A 2ª Torres Vedras Night Run Urban Trail realiza-se no dia 29 de outubro, às 19h30, em Torres Vedras.

Este é um evento de trail running e caminhada noturno em contexto maioritariamente urbano com troços em trilhos seminaturais nas imediações da cidade. O percurso incluirá passagens nos locais mais emblemáticos da cidade percorrendo ruas, travessas, escadas e outros locais pouco conhecidos da maioria da população.
A Night Run Urban Trail não é um evento de competição. Os participantes percorrem um percurso ao seu ritmo em toda a extensão, sendo-lhes no entanto cronometrado por meios eletrónicos (exceto caminhada), o tempo que demoram a completar a totalidade desse percurso.

Trail urbano – 18 Km
Mini trail urbano e caminhada aventura – 12 Km
Caminhada (guiada) – 7 Km
Inscrições: tvedras.pt/y26bn


21h30 – Festival Acordeões do Mundo com Luca Bassanese & La Piccola Orchestra Popolare
Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/6

Luca Bassanese é, sem dúvida, uma das figuras de proa da música popular italiana e um cantor e compositor a conhecer. Uma fusão entre Fabrizio de André, Goran Bregović e Manu Chao, com uma abordagem digna de Fellini, Luca Bassanese lançou treze discos, desde 2006. Único, apaixonante, pleno de vida e de energia positiva, Luca tem uma missão – como todos os guerreiros românticos dos tempos modernos.

O seu interesse por alterações sociais levou-o a escrever um conjunto de canções coloridas: algumas para troçar das coisas idiotas que se passam neste mundo, outras de amor e fé na humanidade, canções para espicaçar a nossa consciência e canções de protesto, em nome de um planeta e humanidade melhores. Luca dá-nos essa força de superação e lágrimas perante os altos e baixos daquilo que, hoje, é-se ser humano.

Luca Bassanese cresceu a ouvir os discos de Fabrizio de André e os lendários cantores de protesto dos anos setenta. Influenciado pelo poderoso folclore de ambos os lados do Adrático, criou a sua própra sonoridade. O seu cocktail de poesia, histórias de amor fundidas com música folk italiana, tarantellas transalpinas e sopros balcânicos serve doses de boa disposição aos seus públicos. Em palco, promete um concerto teatral e festivo, inesquecível. Luca tem recebido ovações em alguns dos maiores eventos musicais de França, Espanha, Alemanha, Austria, Suiça ou Hungria.


22h00 – Música com Dinho Zamorano e Banda
Local: Pavilhão Multiusos, Parque Regional de Exposições de Torres Vedras

No dia 29 de outubro, às 22h00, assista ao concerto de Dinho Zamorano e Banda, no Pavilhão Multiusos, Parque Regional de Exposições de Torres Vedras.


De 27 de outubro a 12 de novembro – Exposição de máquinas agrícolas antigas
Local: Parque Regional de Exposições de Torres Vedras

Nesta mostra poderá ficar a conhecer as antigas máquinas com que se trabalhava os campos antigamente. Verdadeiras relíquias!


Exposição de jogos e brinquedos tradicionais do concelho de Torres Vedras
Local: Atelier dos Brinquedos
Patente: até 29 de janeiro 2023

No meu tempo era assim… Numa época em que brincar já não é o que era, vimos reavivar memórias para uns e mostrar novas brincadeiras para outros.

Nesta exposição pretende-se, de forma lúdica e pedagógica, mostrar como era e continua a ser importante a criatividade em algo tão simples como brincar.


[Imagens: CMTV/Montagem de capa: Jornal de Mafra]

Leia também