Falta de médicos no concelho de Torres Vedras foi tema na reunião de câmara desta manhã

lr

 

Nuno Cosme, presidente da União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, na reunião de câmara desta manhã, referiu que a união de freguesias tem 8 mil utentes e dois médicos, e que quando é questionado se a União de freguesias tem médico de família responde que não, pois “não são estes dois médicos que vão satisfazer os 8 mil utentes” deixando o apelo para que todos juntos – câmara e freguesia -possam chegar a “uma solução”.

Depois desta intervenção de Nuno Cosme, Laura Rodrigues, Presidente da Câmara de Torres Vedras, afirmou que a falta de médicos “é uma preocupação que temos todos”, referindo que o concelho tem muitas carências no que toca a médicos de família, pelo que mantém um “contacto quase diário”, quer com o ACES, quer com o Ministério da Saúde “para que haja efetivamente resolução deste problema”. A resposta a estes pedidos tem sido remete para que haja “alguma paciência porque nos próximos tempos haverá efetivamente algumas medidas que minoraram esta situação”.

Laura Rodrigues acrescentou ainda que “da parte do município estamos a equacionar outras situações que não poderei referir nesta altura, mas que poderão ser situações que minoraram este que é um problema que sabemos que não se resolve de um dia para o outro.”.

Questionada pelo público sobre a possibilidade de melhorar os incentivos aos médicos para que eles se estabeleçam no concelho, Laura Rodrigues respondeu que “não é por haver melhores condições, por se dar uma casa a um médico que ele vem para cá”. A presidente diz ainda que em alguns locais mesmo com casa paga e alguns incentivos, os médicos não ficam lá, preferindo ir para outros sítios com “melhores condições ou estão mais perto de casa”.

Laura Rodrigues afirmou também, que o concelho de Torres Vedras não necessita de um médico de família, necessita de “alguns 17, 18 ou 19, neste momento”, mas para isso é “preciso que realmente haja médicos de família a concorrer para aqui, nos vemos que efetivamente eles não tem concorrido (…)”.

Leia também