Há 292 anos Mafra estava em festa, era o dia da sagração da Basílica [Imagens]

Basilica

 

Faz hoje 292 anos (22 de outubro de 1730) era domingo e assinalava-se o 41.º aniversário de El rei D. João V, e era o dia que rei escolhera para a sagração da Real Basílica de Mafra.

Em 1729, as obras começam a ser apressadas, dada a proximidade da data escolhida para a sagração. O próprio rei fazia vistorias quinzenais à obra… mesmo assim, a 22 de outubro de 1730, as obras mantinham-se ainda bastante atrasadas…

“(…) na fachada da basílica falta o medalhão no frontão, os fogaréus nos acrotérios e a cruz de pedra que encima o tímpano, a cobertura está feita, mas falta o zimbório, de que apenas o tambor se terminara, pelo que é provisoriamente substituído por um em madeira revestida a chumbo, em tamanho real; no interior estão concluídos todos os altares de pedra, feitos à romana, com os seus retábulos pintados (alguns dos quais ainda não são os definitivos); (…)encontram-se vazios, todavia, em todas as capelas laterais, os nichos das estátuas de vulto; das capelas colaterais parte já um passadiço de seis arcos na direção do Campo Santo (norte) e da sacristia (sul), nesta as abóbadas estão por rebocar;(…)”, [DGPC]

Mas … a festa aconteceu mesmo assim e durou 8 dias.

“Às 7 horas da manhã de 22 de Outubro de 1730, dia em que o Rei fazia 41 anos de idade, iniciou-se a festa de consagração da basílica, que se prolongaria até às 7 de manhã do dia seguinte. Foi servido, na ocasião, um banquete popular a 9.000 pessoas. As festas acabariam por prolongar-se por mais 7 dias, ao som de dois enormes carrilhões mandados vir expressamente de Antuérpia.”

A história conta que “estiveram presentes o rei, a família real, os ministros, os serviçais e toda a corte, a par das principais figuras da hierarquia religiosa, encabeçada por D. Tomás de Almeida, cardeais, os bispos de Leiria, Portalegre, Pará e Nanquim, os cónegos e ministros da patriarcal, os representantes de todas as ordens e congregações, com destaque para os duzentos e noventa frades e noviços da Província da Arrábida (Principio e fundação, c. 1763-70). As festividades prolongaram-se num oitavário”.

A Real Basílica do Palácio Nacional de Mafra:

  • Tem a forma de cruz com o comprimento de 58,5 m e 43 m de largura máxima no cruzeiro e o zimbório tem 65 m de altura e 13 m de diâmetro.
  • Possuí 58 estátuas de escultura italiana, sendo a mais significativa coleção de escultura barroca existente fora de Itália
  • Possui um conjunto único de seis órgãos históricos

Leia também