Depressão Beatrice traz fim de semana com chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada

chuva

 

Desde a última madrugada, que os efeitos da passagem da Depressão Beatrice se fazem sentir em Portugal, tendo o distrito de Lisboa estado sob alerta laranja devido aos períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os efeitos desta depressão vão persistir, pelo menos, até ao final do dia de amanhã, 23 de outubro, esperando-se chuva, por vezes forte, que poderá ser acompanhada de trovoada.

Na circulação desta depressão é transportada uma massa de ar tropical, com elevado conteúdo de humidade. Desta forma, prevê-se nos dias 22 e 23 a ocorrência de precipitação por vezes forte e persistente, que pode ser acompanhada de trovoada, e vento forte no litoral e terras altas nos dias, com rajadas que podem atingir até 80 km/h no litoral norte e centro, e até 95 km/h nas terras altas.”, pode ler-se no comunicado do IPMA.

No litoral oeste, a agitação marítima também vai registar um “aumento significativo”, a partir da tarde de hoje, com “ondas de sudoeste entre 4 e 5 metros, esperando-se ondas entre 5 e 6 metros no litoral a norte do Cabo Mondego na madrugada e manhã do dia 23”.

Leia também