IPMA prevê um resto de semana chuvoso e mais frio em Portugal continental

Mau tempo

 

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir do meio da tarde de hoje, 18 de outubro, “o posicionamento de uma depressão complexa e quase estacionária no Atlântico Norte levará ao estabelecimento de um fluxo que transporta ar muito húmido até ao continente” trará chuva a Portugal continental.

Este fluxo do quadrante sul irá persistir “ao longo dos restantes dias da semana” e permitirá a “chegada de massas de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água” (rio atmosférico) sendo esperados “diversos períodos de precipitação persistente, podendo esta ser por vezes ser forte, acompanhada de trovoada, e de vento forte no litoral e terras altas”.

Quanto às temperaturas, na próxima noite (de 18 para 19 de outubro), “uma superfície frontal fria deverá atravessar o território” pelo que “será de esperar uma descida das temperaturas para valores próximos do normal para a época, a partir de quarta-feira dia 19”.

O vento vai intensificar e será por vezes forte no litoral e nas terras altas. Também a agitação marítima sofrerá um aumento gradual, “devendo ser superior a 4 metros no litoral oeste na quinta-feira dia 19”.

Leia também

One Thought to “IPMA prevê um resto de semana chuvoso e mais frio em Portugal continental”

  1. A chuva é necessária à muito tempo…
    Que não venha fazer estragos.

Comments are closed.