Nintendo não está envolvida no desenvolvimento do Denuvo para Switch

Denuvo

PUB

Dentre as fontes de entretenimento mais utilizadas pelos brasileiros, os jogos de videogame estão certamente entre os mais populares. Outra atividade bastante popular são as idas a sites de online casino na tentativa de apostar e ganhar algum dinheiro em um momento de sorte. Frequentemente, os desenvolvedores de jogos e consoles buscam oferecer novas ferramentas ou recursos para aprimorar a experiência dos jogadores. E desta vez é o Switch que está entre as notícias.

Nas últimas semanas, a empresa impopular de DRM Denuvo anunciou uma parceria com o console portátil, buscando desenvolver um certa proteção para os jogos deste dispositivo. No artigo de hoje vamos entender um pouco mais sobre essa situação e sobre as empresas envolvidas.

Mais sobre a Denuvo e sua implementação no Switch

A Denuvo é uma empresa que está a causar bastante alvoroço no mundo dos games. Eles contam com softwares anti-cheat e DRM (gerenciamento de direitos digitais) que se tornaram sinônimo de problemas de desempenho nos jogos.

Este software está disponível em diversos jogos para PC, incluindo títulos famosos como é o caso do FIFA 22, entre outros. O detalhe, porém, é que o este software tem um histórico não muito positivo e que normalmente afeta o desempenho dos jogos que possuem ele. Além disso, caso o servidor da Denuvo caia, o mesmo acontece com os jogos, que ficam sem funcionar durante todo o período.

No Switch, o intuito de desenvolver esta tecnologia é o de bloquear emulações não autorizadas de jogos, um problema bem frequente para as empresas que oferecem games no console portátil. Por causa disso, a Denuvo diz ter recebido diversas demandas de parceiros de publicação do console pedindo pela criação de um “Nintendo Switch Emulator Protection”.

A empresa também insistiu que a integração do DRM não afeta o desempenho dos jogos, algo que os jogadores discordam completamente. Além disso, a Denuvo ainda afirmou que proporcionará ao Switch um software offline, para não atrapalhar em nada a experiências com os jogos, já que a grande maioria deles possuem funcionalidades online.

Envolvimento da Nintendo

A Nintendo, grande empresa de jogos e bastante conhecida no universo de consoles portátil, é a principal responsável pelo Switch. E, desde o anúncio desta nova parceira, os fãs ficaram curiosos para saber o nível de envolvimento que ela possui neste novo projeto.

O principal factor que leva muitos a acreditarem nesse envolvimento é o facto de que a empresa tem lidado com problemas de pirataria há anos. Em 2019, por exemplo, a Nintendo processou o ROMUniverse, um site que abriga uma biblioteca de milhares de jogos piratas, por “violação descarada e em grande escala”.

A Nintendo ganhou seu processo de US$ 2,1 milhões contra o proprietário do site em Maio de 2021 e, em Agosto do mesmo ano, ordenou que ele retirasse de seu site todas as ROMs que fossem de jogos da Nintendo. Com todo esse histórico contra ROMs e emuladores, era de se esperar que a Nintendo fosse a propulsora desta parceira, buscando proteger seus títulos da pirataria. Porém, segundo um porta-voz da Denuvo, a empresa não tem nenhum envolvimento nesta nova iniciativa de DRM do Switch.

Como ficarão os emuladores após a instalação do DRM

Os emuladores de Nintendo Switch são uma das formas que muitos apaixonados por games veem de conseguir aproveitar os jogos desta plataforma sem gastar rios de dinheiro comprando tanto o console portátil como o título em questão. Por causa disto, a grande pergunta que fica no ar é: o que acontecerá com os emuladores?

Bem, primeiramente é importante dizer que a introdução do DRM da Denuvo não fará com que os emuladores deixem de existir. A função deste software é pura e exclusivamente para os novos jogos, fornecendo uma proteção dos dados do jogo para que não possam ser copiados e transformados em ROM.

Ou seja, todos os jogos de Switch que já possuem uma versão ROM continuarão funcionando normalmente, contanto que utilize-se um emulador para rodá-lo. Então, isto significa que todos os jogos novos estarão protegidos? Na verdade, não.

Para que um jogo receba essa proteção, a desenvolvedora do jogo terá de fazer a parceria com a Denuvo. Até o momento, ainda não foi divulgado quais desenvolvedores se interessaram pelo software, então ainda não podemos afirmar quais títulos receberão esta proteção extra e não estarão disponíveis para uso em emuladores de PC ou celular.

Uma verdadeira faca de dois gumes…

O motivo para a introdução do software DMR da Denuvo no Nintendo Switch é totalmente compreensível. Tanto para o console quanto para os desenvolvedores de jogos, ele garantirá uma maior segurança aos títulos, lutando contra a pirataria.

No entanto, os fãs estão realmente preocupados com o impacto que este software terá no jogo. Nós torcermos para que, ao ser implementado, o DMR não atrapalhe a experiência e nem a jogabilidade dos jogos de Switch.

Leia também