Hoje é Dia Mundial do Professor

Dia prof

 

“A arte suprema do professor consiste em despertar o entusiasmo pela expressão criativa e pelo conhecimento”.
Albert Einstein

Assinala-se hoje, dia 5 de outubro, o Dia Mundial do Professor, este ano decorrerá sob o tema, “A transformação da educação começa com os professores”.

A UNESCO criou este dia em 1994 com o objetivo de chamar atenção para o “papel fundamental que os professores desempenham em alcançar uma educação inclusiva e de qualidade para todos”.

O Dia Mundial do Professor comemora o aniversário da adoção da Recomendação da OIT/UNESCO, de 1966, relativa ao Estatuto dos Professores, que estabelece critérios relativamente aos direitos e aos deveres dos professores, assim como estipula normas para a sua formação inicial e aperfeiçoamento da mesma, para o recrutamento, para o emprego, assim como para as condições de ensino e de aprendizagem.

“Hoje, no Dia Mundial dos Professores, celebramos o papel crítico dos professores na transformação do potencial dos alunos, garantindo que eles tenham as ferramentas necessárias para assumir a responsabilidade por si mesmos, pelos outros e pelo planeta. Apelamos aos países para garantir que os professores são confiáveis ​​e reconhecidos como produtores de conhecimento, profissionais reflexivos e parceiros políticos.”, pode ler-se na declaração Conjunta da UNESCO, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da UNICEF e da Educação Internacional.

Leia também