Dia Internacional do Idoso e a Operação “Censos Sénior 2022” da GNR

idosos

 

Assinala-se hoje, dia 1 de outubro, o Dia Internacional do Idoso e está a decorrer, território nacional, mais uma edição da Operação da GNR “Censos Sénior”.

Esta operação que decorre junto da população idosa e com maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas, tem por objetivo “reforçar os comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto”.

Na operação de 2021 foram sinalizados 44.484 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica ou outra que possa colocar a sua segurança em causa, sendo que as “situações de maior vulnerabilidade foram reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro”.

Durante o mês de outubro, no quadro da operação “Censos Sénior 2022″ serão realizadas várias ações junto das pessoas idosas, privilegiando as que estão em situação vulnerável, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas.

O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

Leia também