Crónica de Alice Vieira | O que dizem as palavras

Alice Vieira

 

O que dizem as palavras
Por Alice Vieira

 

As mesmas frases, exactamente as mesmas frases, lidas por pessoas diferentes podem, por vezes, ter significados completamente diferentes para cada um…

Lembro-me sempre de uma peça que vi numa pequena sala das Amoreiras que dava teatro e que já fechou há muito, que se chamava “Inox-Take 5”,  interpretada pela Maria José, a mãe da Rita Ribeiro: cinco pessoas à janela presenciaram na rua uma agressão. E quando a polícia os interrogou—todos eles disseram coisas diferentes, mas que eram, ao mesmo tempo, a mesma coisa. É uma peça extraordinária, que tenho muita pena de nunca mais ter sido levada à cena.

alice livro

Lembro-me sempre disso quando recordo uma história que aconteceu com um grande amigo meu já há uns anos. Ele era um grande professor catedrático de matemática, tinha estudado em Paris com o Prémio Nobel Prof.Louis de Broglie, era ainda um grande conhecedor de pintura e ele próprio um bom pintor mas, tudo o que era a nossa  vidinha banal de todos os dias — passava-lhe por alto.

Um dia—no tempo em que se estava a discutir a adesão da Europa ao Euro — ele liga-me e diz que vai a minha casa para discutir comigo  uma coisa terrível que ele tinha acabado de saber.

Ele estava a chegar de Paris e eu assustei-me. Ainda perguntei “mas o que foi?”, mas ele já tinha desligado.

Entrou em minha casa que parecia doido.

“Mas o que é que se passa com esta gente? Está tudo maluco?”

Eu não estava a perceber nada.

“Mas aconteceu alguma coisa?”

“O quê? Se aconteceu alguma coisa? Mas como é que ainda não sabes?”

“ Vá, diz lá!”

“Então a Alemanha quer sair do Euro? Quando saí do avião fui a uma tabacaria e todos os jornais traziam isso. Título a toda a largura em todos os jornais! Na primeira página claro!

“Mas diziam o quê?”

“Marco fora da Casa!”

Então o que tinha acontecido. Estava a decorrer o primeiro Big Brother, que toda a gente via. E um dos concorrentes, chamado Marco, tinha dado uma bofetada noutra concorrente e tinha sido expulso da casa.  Daí o “Marco Fora da Casa. “Só que para o meu amigo aquilo queria dizer que o marco alemão tinha saído da casa comum, a Europa.

E por mais que eu lhe explicasse o que aquilo queria dizer na realidade, ele saiu de minha casa sem acreditar.

Palavras iguais mas com significados diferentes para cada pessoa.

Alice Vieira

 


Alice Vieira
Trabalhou no “Diário de Lisboa”, no“Diário Popular” e “Diário de Notícias”, na revista “Activa” e no “Jornal de Notícias”.
Atualmente colabora com a revista “Audácia”, e com o “Jornal de Mafra”.
Publica também poesia e é considerada uma das mais importantes escritoras portuguesas de literatura infanto-juvenil.

Pode ler (aqui) as restantes crónicas de Alice Vieira


 

Leia também