Cinema | Estreias da Semana – 29 de setembro 2022

Cinema

 

Estreias da Semana – 29 de setembro 2022

 

f1 41618

Título original: 1618
Realizador: Luís Ismael
Com: Pedro Laginha, Catarina Lacerda, Francisco Beatriz
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: Portugal, 2022, 90 min

Porto, 1618. Matos de Noronha, Visitador da Inquisição, dirige-se para a cidade, numa carruagem escoltada pela sua guarda. Muitos cristãos-novos são suspeitos de terem praticado heresias judaicas. António Álvares, mercador e filantropo respeitado pelos habitantes do Porto, é o primeiro alvo da Visitação. A fuga parece ser o seu único caminho. A Inquisição continua a perseguir os judeus portugueses, enviando o Visitador Sebastião de Noronha para a cidade do Porto. Com a família e a sua comunidade em perigo, António Álvares, decide delinear um plano de fuga. Baseado em factos verídicos, o filme “1618” conquistou mais de 50 prémios internacionais em festivais de cinema, tornando-se o filme português mais premiado de sempre.

 


f2 4Boa Sorte, Leo Grande

Título original: Good Luck to You, Leo Grande
Realizador: Sophie Hyde
Com: Emma Thompson, Daryl McCormack, Isabella Laughland
Género: Drama
Classificação: M/14
Outros dados: Reino Unido, 2022, 97 min

Nancy Stokes (Emma Thompson), uma professora reformada e viúva, anseia por um pouco de aventura, algum contacto humano e sexo. Sexo de qualidade. Embora o marido lhe proporcionasse um lar, uma família e algo de semelhante a uma vida, nunca houve sexo de qualidade. Mas ele morreu e Nancy tem vontade de experimentar muitas coisas, pelo que contacta um trabalhador sexual chamado Leo Grande (Daryl McCormack). Num quarto de hotel, Nancy irá conversar, para além de fornicar. Leo é uma pessoa agradável e tem opinião sobre tudo, e embora nem sempre diga a verdade, Nancy descobre que gosta dele. E ele gosta dela. Com a crescente confiança sexual, Nancy começa a descontrair-se. Ao longo do encontro, a dinâmica de poder muda e as suas máscaras habituais começam a ceder.


f3 4Fogo-Fátuo

Título original: Fogo-Fátuo
Realizador: João Pedro Rodrigues
Com: Mauro Costa, André Cabral, Joel Branco
Género: Comédia, Musical
Classificação: M/16
Outros dados: Portugal, França, 2022, 67 min

2069, ano talvez erótico – logo veremos – mas fatídico para um rei sem coroa. No seu leito de morte, uma canção antiga fá-lo rememorar árvores; um pinhal ardido e o tempo em que o desejo de ser bombeiro para libertar Portugal do flagelo dos incêndios, foi também o despontar de outro desejo. Então príncipe, Alfredo encontra Afonso. Com diferentes origens e diferentes cores de pele, encontram-se, socorrem-se e o léxico do abuso fica farrusco de desejo. Mas a exposição pública e as suas expectativas interpõem-se e Alfredo abraça um outro estado de prontidão para uma realidade improvável.

 


f4 4Nunca Nada Aconteceu

Título original: Nunca Nada Aconteceu
Realizador: Gonçalo Galvão Teles
Com: Filipe Duarte, Ana Moreira, Rui Morisson
Género: Drama
Classificação: M/16
Outros dados: Portugal, 2021, 124 min

Pedro, Maria e Paulo, três jovens inseparáveis, enfrentam os dramas e desilusões próprios da idade, em que os seus encontros são os únicos momentos de felicidade e liberdade, onde experimentam e arriscam o que ninguém pode saber. Em casa, Pedro encontra um pai desempregado e apático, uma mãe ausente e dissimulada. No dia em que o avô se muda para a casa da família em Lisboa vindo de uma aldeia isolada no Norte, o neto confronta-se com um dilema: dar uma oportunidade a quem o quer realmente conhecer ou manter o pacto de libertação que o une aos amigos. O caminho escolhido deixará a família num abismo de remorsos, que tornará impossível fingir que Nunca Nada Aconteceu.

 


f5 1Os Jovens Amantes

Título original: Les jeunes amants
Realizador: Carine Tardieu
Com: Fanny Ardant, Melvil Poupaud, Cécile de France
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: França, Bélgica, 2021, 116 min

Shauna, uma arquitecta reformada, cruza-se com Pierre, um médico mais novo, casado, que conhecera 15 anos antes. O novo encontro surpreende ambos e acabam por se envolver. Enquanto a vida de Pierre se vira do avesso, Shauna luta com sentimentos que acreditava pertencerem ao passado.

 

 

 


f6Sorri

Título original: Smile
Realizador: Parker Finn
Com: Sosie Bacon, Jessie T. Usher, Kyle Gallner
Género: Terror
Classificação: M/16
Outros dados: EUA, 2022, 115 min

Depois de testemunhar um bizarro e traumático incidente envolvendo uma paciente, a Dra. Rose Cotter começa a viver momentos assustadores que não consegue explicar. À medida que um terror avassalador começa a apoderar-se da sua vida, Rose terá de enfrentar o seu passado conturbado, para poder sobreviver e escapar a esta terrível nova realidade.

 

 


 

Leia também