Sintra | “Encontros nos Palácios Nacionais” de Queluz e de Sintra

palestra sintra

 

Estão de volta os “Encontros nos Palácios Nacionais” de Queluz e de Sintra.

Estas palestras, ao fim do dia, marcadas pela informalidade, servem para debater novas perspetivas do património e privilegiam a interação entre o grande público e alguns dos maiores especialistas em áreas tão diversas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte.

O primeiro encontro acontece já amanhã, dia 22 de setembro, no Palácio Nacional de Queluz, e intitula-se “Na Real Quinta de Queluz com Cláudia Thomé Witte: D. Pedro, a Independência do Brasil e o regresso a Queluz”.

Neste encontro que pretende assinalar os 200 anos da independência brasileira, Cláudia Thomé Witte revela espaços, retratos e objetos que guardam segredos a respeito deste personagem extraordinário e controverso.

O Palácio onde D. Pedro IV de Portugal e primeiro imperador do Brasil nasceu, cresceu e ao qual regressou nas vésperas da sua morte, em 1834, é o local ideal para evocar a vida e os feitos deste extraordinário e controverso personagem histórico. Conduz esta viagem Cláudia Thomé Witte, investigadora independente luso-brasileira e membro do Instituto Histórico de Petrópolis e do Freundeskreis Leuchtenberg. A especialista, que há mais de 20 anos estuda a época do reinado de D. Pedro no Brasil, assim como o período em que este encabeçou as guerras liberais em Portugal, revela espaços, retratos e objetos que guardam muitos segredos.”

 

Data: 22 de setembro
Hora: 19h00
Local: Palácio Nacional de Queluz

Duração: Palestra: 60-75 minutos / Colares de Honra: 45-60 minutos
Preço dos bilhetes: 1€
Bilhetes disponíveis no site da Parques de Sintra.

 

No final de cada “Encontro”, há tempo para confraternizar e partilhar ideias durante um Colares de Honra.

[Imagem: PSML]

Leia também