Registaram-se 12 ocorrências durante a época balnear 2022 nas praias do concelho de Torres Vedras

 

A época balnear 2022 decorreu no concelho de Torres Vedras, entre 18 de junho e 18 de setembro, tendo a equipa do projeto “Praia Segura” percorrido 6.331 quilómetros e intervindo em 12 ocorrências.

De acordo com a nota enviada à comunicação social, a maioria das situações consistiram:

  • 34% na prestação de primeiros socorros
  • 25% no socorro a náufragos
  • 25% em acidentes aquáticos
  • 8% em salvamento ou recolha de animais
  • 8% em acidentes rodoviários

O projeto contou, ainda, com ações no âmbito da informação e sensibilização.

Nesta época balnear a iniciativa “Alerta Parapente”, uma iniciativa de cariz voluntário, envolveu 4 pilotos de parapente e realizou 375 voos (aproximadamente 124 horas de voo).

A iniciativa pretende prevenir possíveis situações de perigo nas praias e zonas costeiras, nomeadamente através de avisos a caminheiros, desportistas e banhistas.

A época balnear terminou com uma cerimónia de encerramento na qual foram entregues diplomas de agradecimento aos nadadores-salvadores e pilotos de parapente que garantiram que a época balnear decorresse em segurança nas praias do Concelho de Torres Vedras.
Tiago Santos foi distinguido com o Prémio Cidadania (oferta da Paixão Seguros), que visa distinguir atitudes de cidadania relevantes para a prevenção e socorro dos utilizadores das praias do Concelho. Durante a época balnear, o professor e praticante de surf procedeu a quatro salvamentos de banhistas que se encontravam em dificuldades no mar, entre a Praia da Física e a Praia Centro.

 

Leia também

Comentário