Quartel Electrão | Bombeiros de Lisboa recolheram mais de 127 toneladas de equipamentos elétricos usados desde janeiro

bel

 

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados.

Um dos projetos associados ao Electrão é o “Quartel Electrão” no qual estão envolvidas este ano, 191 associações de todo o país, 19 das quais no distrito de Lisboa, e uma no concelho de Mafra, a AHBV – Ericeira.

Entre janeiro e agosto, as 19 associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Lisboa, que aderiram à campanha “Quartel Electrão, já recolheram mais de 127 toneladas de equipamentos elétricos usados, nomeadamente:

  • 125.910 quilos de equipamentos elétricos usados
  • 642 quilos de lâmpadas
  • 601 quilos de pilhas

As 19 associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Lisboa que aderiram à 7.ª edição do “Quartel Electrão” são: AHBV – Agualva Cacém, AHBV – Alcoentre, AHBV – Alverca, AHBV – Bucelas, AHBV – Cadaval, AHBV – Carnaxide, AHBV – Castanheira do Ribatejo, AHBV – Colares, AHBV – Ericeira, AHBV – Fanhões, AHBV – Loures, AHBV – Merceana, AHBV – Moscavide e Portela, AHBV – Paço de Arcos, AHBV – Pontinha, AHBV – Queluz, AHBV – Sintra, AHBV – Sobral Monte Agraço e AHBV – Vialonga.

A nível nacional, este ano, os bombeiros já recolheram mais de 1.434 toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados.

Esta sétima edição do Quartel Electrão irá prolongar-se até novembro.

As associações humanitárias de bombeiros voluntários com mais equipamentos usados recolhidos a nível nacional são premiadas:
1.º prémio – um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de 54 mil euros.
2.º prémio – 5.000 euros convertíveis em equipamento de protecção florestal.

As associações recebem ainda 75 euros por cada tonelada de resíduos que reunirem.

A campanha distribui ainda prémios por seis regiões – Norte, Centro, Interior, Lisboa e Vale do Tejo, Sul e Ilhas – que correspondem às áreas de recolha dos equipamentos.

Existe ainda o Prémio Novos Aderentes – criado para incentivar a adesão à campanha por parte de novas associações – os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustível.

A associação que se destacar na recolha de pilhas será recompensada com um prémio de 1500 euros convertíveis em equipamento de proteção florestal. Um prémio do mesmo valor será também atribuído à associação que reunir mais lâmpadas.

Leia também