O IPMA prevê uma “mudança do padrão meteorológico” para o fim de semana

tempo

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um comunicado sobre a “mudança do padrão meteorológico” prevista para o fim de semana. A situação meteorológica deve-se a um “anticiclone localizado na região da Madeira e à passagem durante a noite de domingo para segunda-feira de uma ondulação frontal associada a uma depressão complexa que se irá localizar a noroeste do Continente”.

Assim, as previsões para o fim de semana apontam para que o tempo se mantenha seco na região Sul e nas regiões do interior Norte e Centro, onde o aumento da intensidade do vento vai causar um ligeiro agravamento do perigo de incêndio rural, que “deverá manter-se muito elevado ou máximo na região Sul e nas regiões do interior Norte e Centro”.

O IPMA refere que:

“A partir de domingo ocorrerá uma mudança no padrão meteorológico, com o céu a apresentar-se geralmente muito nublado no litoral das regiões Norte e Centro e ocorrência de períodos de chuva em geral fraca, sendo mais frequentes no Minho e Douro Litoral, onde será por vezes moderada a partir do fim da tarde de domingo. Nas regiões do interior Norte e Centro e na região Sul o céu vai continuar pouco nublado ou limpo durante o fim de semana. Há possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal.

O vento será fraco a moderado do quadrante oeste, soprando de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, e por vezes forte nas terras altas, tornando-se de sudoeste nas regiões Norte e Centro a partir de domingo e aumentando de intensidade, em especial nas terras altas e no Algarve.

A temperatura deverá registar uma pequena descida no sábado, prevendo-se temperatura máxima com valores entre 25 e 30°C no interior, enquanto no litoral a temperatura máxima deverá manter-se entre 20 e 25°C. A temperatura mínima vai registar valores entre 8 e 15 °C, exceto na faixa costeira sul e em alguns locais da faixa costeira ocidental, onde poderá atingir 17 °C.”

Leia também