Judo | Guilherme Silva (Mafra) conquista bronze na Taça da Europa de seniores

TJC

 

Decorreu no último fim de semana, em Coimbra, a Taça Europa de seniores de judo, na qual participaram 135 atletas de 22 países.
jtsccAlguma da elite mundial de judo marcou presença nesta que foi a primeira edição da Taça da Europa de Seniores “Kiyoshi Kobayashi”, entre eles contavam-se Teddy Riner (um dos atletas mais medalhados de sempre), Matthias Casse, Toma Nikiforov, Luka Maisuradze e Odette Giuffrida.

Portugal esteve representado por 26 judocas e conquistou 11 medalhas (duas de ouro, três de prata e seis de bronze).

Entre os atletas medalhados encontra-se Guilherme Silva, atleta do concelho de Mafra (secção de judo do Grupo Recreativo Gonçalvinhense (GRG)) que conquistou o bronze na categoria de -100kg.

“A sorte dá muito trabalho e ontem o Guilherme Silva escreveu mais um parágrafo da sua história ao ganhar a medalha de bronze na Taça da Europa de Coimbra – Senior, realizada em Cernache. Depois de se ter sagrado Campeão Nacional de Juniores e Sub23, ter prescindido das suas férias para treinar, subir ao pódio numa prova do European Judo Tour do escalão sénior, a medalha agora obtida foi o corolário desta caminhada rumo ao sonho que acalenta desde que se iniciou na modalidade.
Numa prova imprevisível, com algumas contingências que acabaram por o beneficiar, o Guilherme subiu ao pódio de uma Taça da Europa de Seniores, partilhando toda essa emoção com um dos seus ídolos, o bicampeão mundial e medalha de Bronze olímpica Jorge Fonseca, que venceu a categoria de peso acima. “ [GRG]

jts

As medalhas conquistadas por Portugal foram as seguintes:
Ouro: Jorge Fonseca (+100kg) e Francisco Mendes (-60kg)
Prata: Bárbara Timo (-63kg),  Thelmo Gomes (-73kg) e Catarina Costa (-48kg)
Bronze: Joana Diogo (-52kg), Kainan Pires (-66kg), Miguel Gago (-66kg), João Crisóstomo (-73kg), Guilherme Silva (-100kg) e João Fernando (-81kg).

Guilherme Silva continua por Coimbra, onde ao longo desta semana participa no Estágio da European Judo Union. Este estágio serve de preparação para o Campeonato da Europa de Juniores, que se vai realizar em Praga, entre 15 e 18 de setembro, e para o qual o Guilherme Silva foi convocado pela Federação Portuguesa de Judo.

 

[Imagens: GRG e FPJ/ Montagem de capa: Jornal de Mafra]

Leia também