Lisboa | A “Passarola” (inspirada no Memorial do Convento) procura participantes (figurantes)

p

 

Inserido na programação deste ano do programa Lisboa na Rua, o espetáculo “Passarola” vai acontecer dia 3 de setembro, no Largo José Saramago (Campo das Cebolas), em Lisboa.

Até lá a organização vai organizar oficinas da “Passarola” na Fundação José Saramago, para quem quiser participar neste espetáculo.
As inscrições para a participação iniciaram-se ontem e estão limitadas a 40 participantes.
O formulário de participação encontra-se disponível em bit.ly/apassarola e deverá ser enviado para apoio@josesaramago.org.

As oficinas decorrem entre 30 de agosto e 3 de setembro.

Sinopse do espetáculo “Passarola”:
Neste romance[Memorial do Convento de José Saramago], o padre visionário acredita que a “máquina de andar no ar” que imaginou vai permitir que os homens voem e que para a construir, e para que ela possa cruzar os céus, precisa da força de Baltasar Sete-sóis, da música de Domenico Scarlatti e dos poderes de Blimunda Sete-luas que consegue recolher as vontades humanas que, como éter, colocarão a Passarola acima da Terra. O espetáculo aproxima-se deste homem que ficou conhecido na história como o “padre voador”. É a partir da narrativa ficcional do livro de José Saramago que o Trigo Limpo teatro ACERT vai construir mais um agigantado engenho cénico, a Passarola, e criar uma dramaturgia centrada nos momentos com maior capacidade de teatralização relativos à história da construção, viagem e final trágico da “máquina de andar no ar”. Uma viagem pelo imaginário de um romance que cruza a megalomania e o egoísmo dos poderosos com a imaginação e a inventiva dos visionários e a força e o engenho da gente simples.

[Imagem: Lisboa na Rua]

Leia também