Realizou-se hoje a primeira viagem de um português ao Espaço

 

O magnata norte-americano Jeff Bezos voltou a levar tripulantes ao Espaço. Entre os 6 tripulantes que hoje fizeram a viagem estava um português, o empresário Mário Ferreira, que assim se tornou no primeiro português a ir ao Espaço.

A missão a bordo da nave New Shepard, descolou às 14h57 (hora de Lisboa) do Texas, nos Estados Unidos da América – 27 minutos depois do previsto devido às condições meteorológicas – e aterrou às 15h07. O Voo de 10 minutos decorreu sem incidentes.

Tratou-se de uma viagem feita a uma velocidade de mais de 300 quilómetros por hora, que transportou a tripulação a mais de 100 quilómetros de altitude, levando os tripulantes a passar a barreira que separa o limite da atmosfera terrestre e o espaço, e a sentir a microgravidade.

Além do empresário português, a nave transportou ainda Sara Sabry (engenheira egípcia), Vanessa O’Brien (alpinista anglo-americana), Coby Cotton (cofundador do canal desportivo do YouTube “Dude Perfect”), Steve Young (ex-executivo do setor das telecomunicações) e Clint Kelly III (especialista em tecnologia).

Embora se desconheça o valor da viagem, a imprensa internacional tem avançado que o valor médio do bilhete para a visita ao espaço, que pode chegar aos 250 mil dólares (245 mil euros).

O empresário Mário Ferreira (acionista da TVI e CEO da Douro Azul) é atualmente arguido na “Operação Ferry” que investiga eventuais crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento, no negócio da compra e venda do navio Atlântida.

Leia também

One Thought to “Realizou-se hoje a primeira viagem de um português ao Espaço”

  1. O céu é o limite!
    Parabéns aos tripulantes desta viagem ao espaço, e ao português que faz parte dela.
    São notícias inspiradoras para todos nós!

Comentário