Hoje é Dia Mundial dos Vigilantes da Natureza

vigilantes

 

Celebra-se a 31 de julho, o Dia Mundial do Vigilante da Natureza e é uma iniciativa da International Ranger Federation (IRF) em colaboração com a sua fundação, The Thin Green Line Foundation.

O dia pretende destacar o papel essencial dos vigilantes da Natureza no que diz respeito à proteção de Áreas Protegidas e da Conservação da Natureza.

Nos patrulhamentos diários, os Vigilantes da Natureza vigiam, fiscalizam e monitorizam o Ambiente, intervindo no domínio hídrico, património natural e conservação da natureza.

De acordo com a Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza “faltam meios para os Vigilantes da Natureza Portugueses”.

Os Vigilantes da Natureza desempenham imensas tarefas, desde a vigilância, fiscalização e monitorização do meio ambiente, da execução de censos de espécies selvagens até à identificação de fontes poluidoras, no entanto, os meios necessários para a concretização dessas funções não são disponibilizados pelas diferentes entidades públicas onde desempenham funções. A falta de binóculos e monóculos para efetuarem a monitorização de espécies, a falta de viaturas para transportes de animais que coloquem em segurança os profissionais e os animais transportados são uma realidade, estes simples exemplos colocam como principal desafio à profissão a supressão da falta de meios.”
Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza

Leia também