Mafra | Escola Básica da Carvoeira recebe 1.º prémio do Programa Eco-Escolas

ee 2

 

O Projeto Hortas Bio, lançado pelo programa Eco-Escolas regista um sucesso crescente junto das escolas desde que teve início em 2012. Este ano letivo foram apresentadas mais de 480 hortas a concurso.

Foram agora anunciados os vencedores dos prémios Projeto Hortas Bio, que e dividem em duas categorias, horta pequena (até 50 m²) e horta grande (superior a 50 m²), tendo este ano sido lançado o desafio “Segredos da Horta”.

Foi precisamente no desafio “Segredos da Horta”, que a Escola Básica da Carvoeira recebeu 1.º prémio.

O projeto contou com a colaboração de 65 alunos do pré-escolar e a memória descritiva do mesmo refere que “cada grupo de jardim de infância desenvolveu um trabalho de projeto (segredo da horta). Todo o processo foi desenvolvido com base na metodologia de trabalho de projeto. Após a identificação dos problemas da nossa Horta (fraco crescimento dos hortícolas plantados e a existência de algumas pragas como caracóis e formigas). Desenvolveu-se trabalho de pesquisa no sentido de descobrir a solução para os problemas identificados. Após as descobertas, os alunos registaram graficamente e fotograficamente as descobertas e os diferentes passos a seguir. Em conselho eco escolas comunicaram os segredos da horta bem como, os processos a seguir.”.

O Eco-Escolas refere que este projeto pretende “estimular o aproveitamento dos espaços exteriores da escola para a realização de hortas escolares, seguindo os princípios da Agricultura Biológica. O projeto não só contribui para alertar para a necessidade de uma alimentação mais saudável e a favor de uma exploração do solo sustentável, como também permite abordar de forma didática muitos dos conteúdos curriculares do ano letivo.”.

[Imagem: Eco-escolas]

Leia também