Já arrancou a 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público

alunos

 

Arrancou hoje, 25 de julho, a primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior 2022, que terminará no próximo dia 8 de agosto.

Segundo os dados disponibilizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) existem este ano 54 361 vagas, incluindo 53 640 vagas destinadas ao concurso nacional e 721 vagas destinadas aos concursos locais.(1) Há este ano um aumento de 2,6% face ao número de vagas disponibilizadas no ano anterior.

A candidatura deve ser apresentada através do sistema online, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) na Internet (http://www.dges.gov.pt). No acesso ao sistema de candidatura, os candidatos podem utilizar a autenticação com o cartão de cidadão ou com a chave móvel digital.

Consulte (aqui) o Índice de Cursos, onde poderá encontrar os pares instituição/curso organizados para o próximo ano letivo.

O prazo normal para a apresentação da candidatura nesta 1.ª fase termina a 8 de agosto. Seguir-se-ão uma 2.ª e uma 3.ª fase de candidatura com as seguintes datas:
– Apresentação da candidatura à 2.ª fase: de 12 de setembro a 23 de setembro
– Apresentação da candidatura à 3.ª fase: de 7 outubro a 11 outubro

A evolução das candidaturas será atualizada diariamente no portal da DGES (aqui).

(1) Realizados diretamente nas instituições de ensino superior para ingresso em cursos de música, teatro, cinema e dança.

 

Leia também