Turismo sustentável | Mafra e Torres Vedras recebem 12 galardões Green Key 2022

ecc

 

Este ano com 205 estabelecimentos a ser galardoados (mais 45 do que na edição anterior), os galardões Green Key 2022 foram entregues pela Associação Bandeira Azul da Europa, na 2.ª feira, 11 de julho, em Braga.

Dos 205 estabelecimentos galardoados, 134 renovaram a candidatura, 47 integram o programa pela primeira vez e 24 reentram nesta edição.

Dos galardoados, 129 são hotéis, 32 são alojamentos locais, 26 são turismo no espaço rural, 10 são restaurantes, 7 são parques de campismo e por fim, uma Pousada de Juventude.

A distribuição a nível nacional dos estabelecimentos galardoados é a seguinte:

Região da Madeira: 48
Região Norte: 43

Região Centro: 38
Algarve: 27
Região de Lisboa: 25

Açores: 16
Alentejo: 8

Relativamente ao ano passado, o concelho de Mafra manteve os 3 galardões conseguidos no ano anterior e Torres Vedras manteve os seus 9 galardões.

Os 12 prémios entregues nos concelhos de Mafra e Torres Vedras foram os seguintes:

Mafra (3)
Casa das Aguarelas (AL)
Eco Soul Guesthouse (AL)
Ericeira Camping (PC)

Torres Vedras (9)
Areias do Seixo Charm Hotel (H)
Bronzear (R)
Dolce Campo Real Lisboa (H)
Hotel Apartamento Praia Azul (H)
Noah Beach House (R)
Noah Surf House – Torres Vedras (AL)
Promar Eco Beach & SPA Hotel (H)
Roots Food & Wine (R)
TAWA Sushi (R)

(AL – Alojamento Local, H – Hotel, PC- Parque de Campismo, R – Restaurante)

De acordo com a organização este ano ainda há 33 estabelecimentos em fase de aprovação, estabelecimentos que “vão receber novas vistorias para que seja aferida a possibilidade de os incluir na lista final de galardoados Green Key 2022”.

O Green Key, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, é um “programa de educação ambiental que promove o turismo sustentável e responsável, através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, de alojamento local, parques de campismo e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos, que procuram reduzir o impacto da sua atividade, que promovem o consumo sustentável e que contribuem para uma nova consciência individual e coletiva orientada para o desenvolvimento sustentável”.

[Imagem: green key]

Leia também