Karting | Santiago Ribeiro (piloto da Ericeira) perto do Pódio no Campeonato de Espanha

pek

Aos 16 anos, Santiago Ribeiro é considerado um dos melhores do Mundo a competir na categoria Sénior do Campeonato de Espanha de Karting, sendo uma das grandes promessas portuguesas na modalidade.

Apesar do pódio ter estado ao seu alcance, jovem piloto da Ericeira terminou no top-10 a prova tendo subiu ao 8.º lugar no campeonato, disputado por 54 pilotos de diferentes nacionalidades.

Aqui fica um resumo da sua participação:
Santiago Ribeiro começou por brilhar logo no warm-up da terceira e penúltima jornada da época, no sábado, onde pefoi o 2.º mais rápido da sessão, entre 33 pilotos. Na qualificação, o top-3 parecia ao alcance do promissor piloto português, mas o tráfego em pista não o deixou realizar uma volta ‘limpa’, sendo obrigado a partir para as mangas da 20.ª posição. Determinado, ‘Santi’ Ribeiro fez nada menos de 18 ultrapassagens (!) nas duas mangas, terminando essa fase no 9.º lugar. Na Corrida 1, conseguiu subir posições e estava no 4.º lugar a discutir os lugares do pódio, quando uma ligeira saída de pista o relegou para o 10.º lugar. Na Corrida 2, com pneus menos eficazes, o piloto da EKO/Birel ART Portugal terminou no 12.º posto, resultados que lhe permitiram subir ao top-8 do campeonato.

No final da prova, Santiago Ribeiro afirmou que “foi um fim de semana muito motivador para nós. Mostrámos que podemos andar entre os mais rápidos num campeonato tão disputado como este. A posição na qualificação acabou por nos condicionar, mas o pódio estava ao nosso alcance na Corrida 1 e fizemos sempre várias ultrapassagens ao longo do fim de semana.(…) Vamos tentar manter esta performance na quarta e última prova, em Zuera”.

 

[Imagens: mediap8]

Leia também