Mafra | Câmara apoia obras de beneficiação da Igreja católica da Achada

Igreja Achada wik

 

A Paróquia de Santo André de Mafra pediu a “preciosa ajuda da Câmara Municipal de Mafra” para concretizar o sonho de “realizar obras de beneficiação do espaço da igreja, nomeadamente para se encontrar um espaço condigno onde acomodar os velórios que se realizam naquela igreja e para dar maior dignidade litúrgica ao espaço celebrativo”.

No próximo dia 25 de junho, a Igreja da Achada comemora o seu 50.° Aniversário fundando-se aí a ideia de beneficiação do espaço através do recurso a impostos.

Segundo os documentos a que o Jornal de Mafra teve acesso, a obra prevê:

  • Alterações no altar(que inclui: Remoção do altar existente, levantamento da pedra do tampo para poder avaliar a sua montagem, Inclui pilar com nova pedra, fornecimento e aplicação de pedra estremoz para o piso do altar, execução de estrutura para montagem de altar, fornecimento e aplicação de gesso (…) consideramos executar parede divisória, forras de parede para pintar na parede lateral e parede de fundo, tapar duas janelas, paredes do altar, fornecimento e montagem de portas de correr, entre outros trabalhos)
  • Trabalhos de marcenaria e carpintaria (fornecimento e montagem de pavimento, execução de estruturas em madeira de casquinha natural, execução de escada entre outros trabalhos)
  • Afagar tacos de madeira, betumar e envernizar
  • Pintura decorativa na parede de fundo do altar-mor e na parede lateral da nave

Para realizar a obra, que orça os 83 mil euros + iva, a comunidade local conta com fundos próprios, com diversas iniciativas de angariação de fundos, com a ajuda de toda a paróquia de Mafra e está a “recorrer a diversas instituições e entidades, no sentido de solicitar a sua ajuda”.

Foi nesse sentido que o Pároco de Santo André de Mafra solicitou apoio à câmara Municipal de Mafra, tendo a mesma decidido atribuir uma verba de 30.000,00 (trinta mil euros), à Paróquia de Santo André de Mafra, para apoiar aquelas obras de beneficiação.

As comemorações do 50.° Aniversário da Igreja da Achada estão agendadas para as 15h30 de dia 30 de julho, cerimónia para a qual foi convidado o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

 

Leia também