Previsão de temperaturas acima dos valores normais na 1.ª quinzena de julho

praia

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou ontem as previsões do estado do tempo em Portugal Continental, para as semanas de 04 a 10 e de 11 a 17 de julho de 2022.

Assim, na 1.ª quinzena de julho esperam-se em Portugal Continental, “temperatura acima dos valores normais”.

O vento forte dos últimos dias de junho irá diminuir de intensidade nos primeiros dias do mês de julho e ocorrerá “um aumento gradual da temperatura”, existindo, no entanto, “condições de instabilidade, com possibilidade de aguaceiros e trovoada nos primeiros dias do mês” (especialmente no Norte e Centro).

As temperaturas subirão e na 1.ª semana de julho deverão atingir-se valores máximos de 35 a 40 °C no Alentejo e no Vale do Tejo, podendo mesmo ultrapassar-se os 40 °C em alguns locais. A temperatura mínima deverá acompanhar a subida da máxima e no final da 1.ª semana, poderão ocorrer “noites tropicais nos vales do Douro e do Tejo, e no sotavento Algarvio” com valores entre 20 e 22 °C.

De acordo com o IPMA, esta situação deve-se ao “surgimento de um fluxo de leste sobre o Continente, num padrão meteorológico de bloqueio e que se prevê que persista, pelo menos, na primeira década do mês”.

Leia também