Mafra | Margens do Rio Lizandro serão alvo de intervenções de reabilitação e estabilização

lizandro

 

Está aberto o concurso público para a realização da “intervenções de reabilitação e estabilização das margens do Rio Lizandro – Freguesia da Carvoeira”.

De acordo com os documentos aos quais o Jornal de Mafra teve acesso, o projeto “caracteriza-se pela definição das intervenções de estabilização e valorização das margens do rio Lizandro, ao longo de 5 km distribuídos por 17 pontos, através de trabalhos de contenção da vegetação exótica e invasora, aplicação de técnicas de engenharia natural e plantações de vegetação autóctone, que visam a recuperação da galeria ripícola e a estabilização de margens fluviais. A intervenção prevê ainda a remoção de resíduos domésticos e entulhos.”.

Alguns dos problemas identificados na área a intervencionar foram a erosão nas margens, a degradação de caminho de servidão, a presença de vegetação invasora Canas (Arundo donax) nas margens e no leito do rio, a presença de resíduos sólidos urbanos (vulgo, lixo), de árvores caídas e de outras em risco de queda.

Para o efeito irão realizar-se os seguintes trabalhos:
• Corte e limpeza da vegetação exótica e invasora na largura do domínio hídrico
• Reutilização de material vegetal resultante do corte
• Estabilização de margens com recurso a soluções técnicas de engenharia natural
• Remoção de resíduos domésticos e entulhos
• Plantação de vegetação autóctone.

A área de intervenção “corresponde ao corredor ribeirinho do troço do rio Lizandro numa extensão de 5.0 km, desde 260 metros a jusante da confluência com o Rio Pequeno, seu afluente da margem direita, até à ponte da EN 247, a cerca de 2 km da foz na praia do Lizandro” e o prazo para apresentação de propostas termina no próximo dia 14 de julho.

O preço base deste procedimento é de 139,211.50€ (cento e trinta e nove mil, duzentos e onze euros e cinquenta cêntimos), não incluindo o imposto sobre o valor acrescentado.

Leia também