Praia de Ribeira d’Ilhas recebeu uma formação que uniu Surf e Salvamento Aquático [Imagens]

sr1

 

A Praia de Ribeira d’Ilhas recebeu esta semana um projeto que une o Surf e o Salvamento Aquático, o “Surf & Rescue”.

O projeto é uma parceria entre a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP), o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Fundação Vodafone Portugal e pretende  “reforçar a segurança nas praias portuguesas, envolvendo os surfistas no processo”.

A edição deste ano começou em Sesimbra, passou pela Praia de Ribeira d’Ilhas e na próxima semana vai realizar-se em Aveiro (27 de junho) e Viana do Castelo (29 de junho).

Em Ribeira d’Ilhas, a formação contou com 16 participantes (surfistas, treinadores, outros membros e trabalhadores de Escolas e Clubes de Surfing e nadadores-salvadores) e dividiu-se numa parte teórica, em terra, e outra prática, no mar.
Durante esta formação foram ensaiadas táticas e técnicas de salvamento.

A organização refere que “as Escolas e Treinadores de Surf dão um importante contributo para a segurança e o salvamento nas praias em Portugal, bem como toda a comunidade surfista de uma forma geral”, sendo um “dos principais agentes de proteção e segurança das praias fora da época balnear”. Acrescentando que “contudo, muitos dos praticantes não detêm um conhecimento atualizado e adequado das técnicas de resgate, primeiros socorros e Suporte Básico de Vida e, na maioria dos casos, estas ações de salvamento ocorrem de uma forma informal e sem registo das ocorrências.”.

sr5
sr2 sr3
sr4 sr8
sr7 sr6

[Imagens: AESP]

Leia também