Monkeypox | 241 casos confirmados de infeção em Portugal e as vacinas quase a chegar

 

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou ontem que “mais 10 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, um total de 241 casos”.

Os casos registam-se na maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas também existe registo de casos nas regiões Norte e Algarve. Todos as infeções confirmadas são em homens entre 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.

De acordo com a DGS os casos identificados “mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis.”.

A DGS recomenda que “os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico”. Sendo que ao dirigirem-se a uma unidade de saúde, deverão “cobrir as lesões cutâneas”.

A DGS alerta ainda para que os indivíduos com sintomas suspeitos devem “abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estadio, ou outros sintomas”.

Esta semana a Comissão Europeia anunciou que adquiriu cerca de 110 mil doses de vacinas contra o vírus Monkeypox e que a mesma começara a ser distribuída na Europa no final de junho nos países que já as autorizaram. A Direção-Geral da Saúde anunciou que Portugal vai receber 2.700 doses das vacinas contra o vírus Monkeypox adquiridas pela Comissão Europeia. A distribuição das vacinas pelos vários Estados-membros “irá priorizar os países mais afetados” por casos de infeção pelo vírus Monkeypox.

Desde o início do ano, a OMS já registou mais de 1.600 casos confirmados de Monkeypox em 39 países.

[Imagem: healthnews]

Leia também