Oceanos Sem Plásticos| Projeto “aCORDA Portugal” desenvolvido no concelho de Mafra exposto em Lisboa

ap

 

O Projeto “aCORDA Portugal  reuniu simbolicamente cordas e cabos encontrados nas praias de todos os distritos costeiros do país e procura sensibilizar os portugueses para o lixo encontrado nas praias de Portugal.

O projeto artístico contou com o patrocínio da Presidência da República e desenvolveu-se, com o apoio do Agrupamento 488 Mafra do Corpo Nacional de Escutas e da Junta de Freguesia de Mafra, transformando as cordas num novelo gigante.

O novelo gigante tem cerca de 17 km e 1,3 toneladas de peso, tendo envolvido a colaboração de 200 pessoas de todo o país e demorando mais de 250 horas a fazer.

No passado dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, a peça resultante do projeto artístico “aCORDA Portugal” – o novelo gigante – foi apresentada junto ao Oceanário de Lisboa.

O evento contou ainda com um cordão humano, que juntou dezenas de crianças, com animação musical (instrumentos feitos com lixo marinho) e de uma ação de limpeza urbana no Parque das Nações.

A Oceanos Sem Plásticos relembra que “todos os anos cerca de oito milhões de toneladas de plásticos acabam no oceano, e neste âmbito de urgência ambiental o principal objetivo deste projeto é chamar a atenção, através do novelo gigante e de uma exposição para as problemáticas devastadoras no ambiente e de que forma cada um poderá ajudar”.

O novelo gigante ficará exposto no Oceanário de Lisboa e em meados de setembro segue para o Porto.

[Imagem: Oceanos Sem Plásticos]

Leia também