Previsão do estado do tempo para o fim de semana prolongado

Jornal de Mafra 2019.05.08 18h12m57s 014

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu ontem um comunicado sobre as previsões do estado do tempo para os próximos dias, dias de fim de semana prolongado.

Assim, entre os dias 9 e 13 de junho é esperada, em Portugal continental, “uma situação de tempo quente”.

“Prevê-se uma subida dos valores de temperatura, em especial da máxima e nos dias 9 e 10, atingindo-se na generalidade do território valores entre 30 e 35°C, com os valores mais elevados, da ordem de 40°C, na Beira Baixa, vale do Tejo e interior do Alentejo. Na faixa costeira ocidental, os valores deverão ser inferiores, variando entre 25 e 30°C, influenciados pelo vento de norte/noroeste que, reforçado pela brisa marítima, poderá ser por vezes forte durante a tarde. No dia 13, a tendência aponta para uma descida dos valores de temperatura, em especial da máxima, entre 2 e 5°C, que se deverá estender ao dia seguinte.”, pode ler-se no comunicado.

No interior, em especial do Centro e Sul, e no sotavento algarvio são esperadas “noites tropicais (Tmin>20 °C)” uma vez que a temperatura mínima deverá subir no dia 10.

O comunicado acrescenta ainda que estão previstas “condições de instabilidade nas regiões do interior durante a tarde a partir do dia 10, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada”.

Por estes dias poderá “haver transporte de poeiras oriundas do norte de África”, mas em concentrações baixas.

 

As previsões para os concelhos de Mafra e Torres Vedras são as seguintes:

  • Concelho de Mafra

Tmaf

 

  • Concelho de Torres Vedras

Ttorres

Leia também