Cria de águia-de-bonelli nascida na Tapada Nacional Mafra é uma fêmea

atmc

 

Em janeiro, o casal de águias-de-bonelli (Aquila fasciata) selvagens que habita na Tapada Nacional Mafra (TNM) há mais de 20 anos fez a sua postura, a cria nasceu em fevereiro e soube-se agora que se trada de uma fêmea.

atm“No dia 07 de Abril foi colocado um transmissor de GPS na cria de Águia de Bonelli sob a coordenação do Biólogo Carlos Pacheco.
Foi ainda verificado no local pelo Veterinário Hugo Lopes, o estado de saúde da cria; peso, existência de parasitas, foi feita colheita de sangue que permitiu a verificação da existência de metais pesados, toxicologia, hemograma. A colheita feita com zaragatoa permitiu o estudo da microbiologia do papo e da cloaca para deteção de bactérias.
Foi possível ainda, através do estudo do DNA, ficar a conhecer o sexo da cria e é uma fêmea!
As notícias chegaram esta semana a cria está excelente! Com a saúde em pleno.
O GPS mostra que executa voos ainda dentro da Tapada, com cautela, mas cada vez mais longos. “
Tapada Nacional Mafra

A Tapada Nacional Mafra refere ainda que, por enquanto, a “cria está sempre acompanhada dos progenitores e nas imediações do ninho” e que “daqui a uns tempos têm de ir à aventura de encontrar território próprio e mais tarde encontrar um companheiro para a vida”.

A Tapada é grande, mas nela há apenas um casal de águias de Bonelli (os pais) a jovem águia, assim, esta “pode ficar no concelho de Mafra ou Torres…, mas tem de seguir a sua aventura!”. Como tem GPS vamos todos acompanhar a esaa aventura.

 

[Imagem: TNM]

 

Leia também