Hoje é Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão

 

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1982, o Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão assinala-se anualmente no dia 4 de junho.

O objetivo deste dia é evidenciar e reconhecer a realidade em que tantas crianças têm que viver, desde contextos de guerra, violência sexual ou sequestro. O dia pretende ainda ser um dia de consciencialização e reflexão dedicado à dor de crianças vítimas de abusos físicos, mentais e emocionais.

Todos os dias crianças são vítimas de agressão física e psicológica no mundo inteiro, inclusivamente nas suas próprias casas, pelos seus próprios pais.

Segundo a ONU as seis violações mais comuns contra as crianças em guerra são: recrutamento e uso de menores nos combates, assassinatos, violência sexual, sequestros, ataques a escolas e hospitais e o impedimento ao acesso humanitário.

Este dia relembra todas as vítimas infantis de afogamento, envenenamento, espancamento, queimadura, trabalho infantil e abuso sexual, mas também chama a atenção para a necessidade de proteção e de educação das crianças, nesta fase de construção de mentalidade, carácter e de valores.

 

Leia também

Comentário