Praias Qualidade de Ouro 2022 | Concelho de Mafra perde uma bandeira, Torres Vedras e Sintra somam mais uma

Fim de semana de calor

 

A Quercus divulgou hoje a lista das 440 praias (+47 que em 2021) qualificadas como Qualidade de Ouro em 2022. Este ano, a região mais galardoada voltou a ser a Região do Tejo e Oeste com 103 praias, seguindo-se a região do Algarve, com 86 praias, e a região Norte com 78 praias.

Destas 440 praias, 359 são praias costeiras, 72 são praias interiores e 9 são praias de transição.

Nos concelhos de Mafra, Sintra e Torres Vedras serão 24 as praias galardoadas que irão receber o Galardão Qualidade de Ouro 2022, sendo 6 em Mafra, 13 em Torres Vedras e 5 em Sintra.

As praias galardoadas nestes 3 concelhos são:

Mafra

Algodio
Coxos
Foz do Lizandro-Mar
Porto da Calada
Ribeira de Ilhas
S. Lourenço

Este ano, o concelho de Mafra volta a perder uma bandeira – no ano passado foi da praia da Ribeira ou dos Pescadores – e este ano, não irá içar a bandeira de Qualidade de Ouro na Praia do Sul ou da Baleia.



Torres Vedras

Amanhã (Santa Cruz)
Azul
Centro (Santa Cruz)
Física (Santa Cruz)
Formosa
Foz do Sizandro (Mar)

Mirante (Santa Cruz)
Navio
Pisão (Santa Cruz)
Porto Novo
Santa Helena
Santa Rita -Norte
Santa Rita -Sul

O concelho de Torres Vedras ganha este ano mais uma bandeira, tem agora 13 bandeiras de Qualidade de Ouro, uma vez que a praia Formosa volta este ano a hastear a bandeira de Qualidade de Ouro.



Sintra

Adraga
Grande
Maças
Magoito
S. Julião

O concelho de Sintra ganha este ano mais uma bandeira, tem agora 5 bandeiras de Qualidade de Ouro, com a praia do Magoito a voltar à listagem e a hastear a bandeira de Qualidade de Ouro.


 

De acordo com os critérios definidos em 2022, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios:

  • Qualidade da água excelente nas últimas quatro épocas balneares de 2017 a 2020(*);
  • Todas as análises realizadas na última época balnear (2021) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respetivamente;
  • Na última época balnear (2021), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.
    Esta avaliação baseia-se na informação pública oficial disponível, tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

* Tendo em conta que, até ao fecho da presente lista, não foi ainda divulgada publicamente a classificação das águas balneares em relação ao ano de 2021, as atribuições atuais das Praias Qualidade de Ouro 2022 consideram apenas os últimos quatro anos conhecidos.

Leia também