138 casos confirmados de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal

 

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou hoje que “mais 19 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, um total de 138 casos”. Os casos registam-se na maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas também existe registo de casos nas regiões Norte e Algarve.
Todos as infeções confirmadas são em homens entre os 20 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.

De acordo com a DGS os casos identificados “mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis”.

A DGS recomenda que “os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico”. Sendo que ao dirigirem-se a uma unidade de saúde, deverão “cobrir as lesões cutâneas“.

A DGS alerta ainda para que os indivíduos com sintomas suspeitos devem “abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estadio, ou outros sintomas”. 

Estão em curso inquéritos epidemiológicos aos casos suspeitos que vão sendo detetados, com o objetivo de identificar cadeias de transmissão e potenciais novos casos e respetivos contactos.

O vírus Monkeypox circula, atualmente, em vários países como Portugal, Reino Unido, Espanha, Suécia, Bélgica e Estados Unidos da América.

[Imagem: healthnews]

Leia também