Mafra | PCP comemora centenário do nascimento de José Saramago no sábado, na Praça da República

pcp saramago

 

Sob o lema “Escritor Universal, intelectual de Abril, militante comunista”, no próximo sábado, 4 de junho, às 15 horas, o PCP de Mafra comemorará o centenário do nascimento de José Saramago.

Segundo uma nota enviada às redações, esta iniciativa do PCP Mafra “pretende contribuir para a divulgação e para o debate em torno da obra literária de um dos maiores escritores da língua portuguesa e um dos mais destacados intelectuais do Portugal de Abril, bem como contribuir para dar a conhecer o seu papel na luta contra o fascismo, em defesa de Abril e o militante comunista que foi até ao fim da sua vida“.

Na referida nota, os comunistas de Mafra realçam o facto de Saramago ter sido militante do PCP “sim, celebraremos o militante comunista que em nenhuma circunstância escondeu ou iludiu essa sua condição de membro do PCP. Condição que com orgulho patenteava. Vimo-lo a afirmar após o anúncio do Prémio Nobel: “Eu hoje com o prémio posso dizer que, para ganhar o prémio, não precisei de deixar de ser comunista””.

 

Leia também