4.º aniversário da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica

cc

 

A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC) assinalou, na semana passada, o seu 4.º aniversário na Casa do Barro, em Telhado, freguesia do Fundão.

A sessão solene decorreu nos Paços do Concelho do Fundão tendo contado com a presença de muitos dos municípios da Associação, bem como representantes dos membros honorários e alguns dos novos membros do Conselho Consultivo.

Segundo a associação, na sessão solene “foram destacados os principais desafios da cerâmica artesanal, industrial, tecnológica ou artística, bem como patrimonial no nosso país, bem como o seu enquadramento na cerâmica europeia, tendo sido destacado que presentemente Portugal é o segundo produtor mundial da cerâmica de mesa e decorativa, bem como existe um forte movimento para valorizar e incrementar a cerâmica artesanal e de autor em todo o país, com o apoio de muitas autarquias”.

Durante a sessão foi anunciado que no final do próximo ano, por ocasião da Bienal Internacional da Cerâmica Artística, se irá realizar em Aveiro, o 1.º Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica. O evento contará com a participação internacional de todos os países que compõem o Agrupamento Europeu das Cidades Cerâmicas, que conta já com mais de uma centena e meia de cidades de toda a Europa.

A associação foi fundada em 2018, pelos municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares. Aderiram depois à associação, Oliveira do Bairro, Porto de Mós, Leiria, Condeixa, Estremoz, Fundão, Loures e Vila Real.

Com sede em Leiria, a associação tem a sua direção na Vila de Mafra.

[Imagem: APTCVC]

Leia também