37 casos confirmados de infeção humana pelo vírus Monkeypox (“varíola dos macacos”) em Portugal

manky

 

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou hoje que “foram confirmados mais 14 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, 37 casos confirmados”. Os casos que se registam nas regiões Norte, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve.
A DGS refere que se aguardam resultados relativamente a outras amostras.

De acordo com a DGS os casos “mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis” estando todos os doentes “em ambulatório” (em casa).

Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e foi identificada, através de sequenciação, a clade (subgrupo do vírus) da África Ocidental, que é a menos agressiva.

A DGS recomenda que “os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico”.

A DGS alerta ainda para que os indivíduos com sintomas suspeitos devem “abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estadio, ou outros sintomas”.

Estão em curso inquéritos epidemiológicos aos casos suspeitos que vão sendo detetados, com o objetivo de identificar cadeias de transmissão e potenciais novos casos e respetivos contactos.

O instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) anunciou esta tarde que “especialistas do Núcleo de Genómica e Bioinformática do INSA identificaram a sequência genética deste vírus” tendo sido os primeiros a “identificar a sequência genética do vírus Monkeypox” e a partilharam-na com a comunidade científica internacional.

O vírus Monkeypox  circulação, atualmente,  em vários países como Portugal, Reino Unido,Espanha, Suécia, Bélgica e Estados Unidos da América.

[Imagem: Centers for Disease Control and Prevention]

Leia também