Comemoração dos 100 anos do Carnaval de Torres Vedras já têm Comissão Municipal

Carnaval de Torres Vedras

 

Foi aprovado esta semana, na reunião do executivo municipal de Torres Vedras, a proposta de constituição da comissão municipal para a comemoração dos 100 anos do Carnaval de Torres Vedras (1923-2023).

A Comissão Municipal será responsável por apresentar o programa das comemorações, o modelo organizativo do evento e os recursos, humanos, materiais e financeiros a mobilizar, sendo constituída por Comissão de Honra, Comissão Executiva e Comissão Consultiva.

A Comissão Executiva é constituída por responsáveis e técnicos municipais e terá como principal função apresentar à câmara e executar o programa das comemorações e respetivo orçamento, bem como coordenar grupos de trabalho.

A Comissão Consultiva é constituída por representantes das associações carnavalescas, das escolas e das instituições de solidariedade social, personalidades relevantes para o Carnaval e investigadores e irá ajudar a comissão executiva.

A Comissão de Honra será presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, se este aceitar o convite que lhe vai ser endereçado.

Os Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico votaram contra a proposta de Comissão Executiva para as Comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras.

A composição da Comissão Executiva mereceu uma forte reprovação por parte dos Unidos “uma vez que irá incluir exclusivamente membros da maioria socialista do Executivo e funcionários dos serviços municipais (e Promotorres)”. Acrescentando que os Unidos se opõe “fortemente a que as principais associações carnavalescas legalmente constituídas venham apenas a fazer parte da Comissão Consultiva, quando, pelo contrário, deviam ser convidadas a indicar um representante para a Comissão Executiva para aí se envolverem diretamente na definição do programa (…)”.

Apenas a composição da Comissão de Honra foi aprovada com a concordância dos Unidos, que propuseram que “fossem integrados os anteriores Vereadores com o Pelouro da Cultura da CMTV (destacando aí o papel histórico de António Carneiro), bem como o nome de Júlio Isidro, figura nacional a quem se deve um determinante impulso na dinamização e popularidade nacional do Carnaval de Torres Vedras (anos ’90)”, propostas “aceites pela maioria socialista”.

As comemorações do centenário do Carnaval de Torres Vedras vão decorrer entre os dias 17 de fevereiro de 2023 e 14 de fevereiro de 2024.

Leia também