Centro Hospitalar do Oeste | Equipa de Psiquiatria obtém 2.º prémio ‘Séries Clínicas’ no VII Fórum Neurociências

entrega premio

 

Decorreu em Lisboa, no passado dia 14 de maio, o VII Fórum Neurociências e a equipa da Consulta do Primeiro Episódio Psicótico do CRI de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) recebeu o 2.º prémio Janssen Neuroscience RWE Award 2022 na categoria ‘Séries Clínicas’.

O trabalho premiado tem por título “Caracterização Clínica e Demográfica dos doentes seguidos na Consulta de Primeiro Episódio Psicótico do Centro Hospitalar do Oeste” e  foi desenvolvido pela Dra. Sofia Marques, Dra. Cátia Dias, Dr. Hugo Silva, Dra. Liliana Ferreira, Dra. Mónica Grais, Enf.º Nuno Água, Dra. Patrícia Frade e Enf.ª Vera Leal.

Segundo o CHO, o trabalho “pretendeu caracterizar a amostra de doentes com primeiro episódio psicótico relativamente aos dados sociodemográficos, diagnóstico psiquiátrico, consumo de substâncias psicoativas e principais intervenções realizadas“ e recebeu um prémio no valor de 1.500 euros.

A diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHOeste, Dra. Patrícia Frade, refere que a atribuição deste prémio é “o reconhecimento de alguns anos de trabalho nesta área do Primeiro Episódio Psicótico e que vem provar que é possível fazer um trabalho diferenciado nos hospitais periféricos, e assim proporcionar à população intervenções precoces que melhoram o prognóstico de doenças mentais graves, mesmo longe dos Hospitais Centrais. Trata-se de intervenções que exigem uma grande dedicação dos profissionais envolvidos.”.

[Imagem: CHO]

Leia também