Percurso pedestre Rota Memorial do Convento (entre a Malveira e Fanhões)

CL

 

No próximo sábado, 21 de maio, realiza-se uma caminhada entre a Malveira e Fanhões, um dos percursos da Rota Memorial do Convento.

Sinopse:
Este percurso alia a narrativa do Memorial do Convento ao Património Paisagístico, Histórico e Cultural. Iremos percorrer um itinerário entre a Malveira e Fanhões, evocando o percurso dos carros de bois que transportaram, para a Real Obra de Mafra, muitos dos materiais de construção e outros, como os sinos dos dois maiores carrilhões europeus e as estátuas italianas que embelezam a magnífica basílica.

Em Fanhões iremos conhecer a sua Igreja dedicada a São Saturnino e onde, na narrativa de Saramago, se dá conta da passagem das estátuas dos dezoito santos e dos sinos, via Montachique até ao Convento, salientando o autor, com a sua ironia, o espanto dos moradores relativamente a tão imponentes personagens! Na partida no Largo da Feira, na Malveira, onde até há pouco tempo se realizava a tradicional Feira da Malveira, podemos encontrar o Museu Beatriz Costa e um magnífico chafariz. No trajeto entre a Malveira e Fanhões, iremos encontrar paisagens de beleza rara e reviver os caminhos do século XVII, bem como todo o esforço de homens comuns no esforço na construção do ambicioso propósito do rei D. João V, a edificação do Palácio e Convento de Mafra.

 

Data: 21 de maio
Hora: 8h30
Local de encontro: Parque de estacionamento do cemitério de Fanhões.
Transporte em autocarro até ao local de início da caminhada.

Distância: 18 Km
Duração Aproximada: 6 horas
Dificuldade: Elevada

Participação gratuita, mediante reserva prévia obrigatória.
Inscrições até 19 de maio através do endereço de correio eletrónico dd@cm-loures.pt ou do telefone 211 151 157.

Observações: Levar água, reforço alimentar e calçado/equipamento adequado. Seguro incluído.

Nota: Atividade sujeita a alteração.

[Imagem: CML]

Leia também