5 Casos de vírus Monkeypox (“varíola dos macacos”) confirmados na região de Lisboa e Vale do Tejo

variola dos macacos

 

Em comunicado, a Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que este mês (maio) foram identificados mais de 20 casos suspeitos de infeção pelo vírus Monkeypox, tendo ao dia de hoje o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge confirmado 5 casos.

Os casos foram todos registados na região de Lisboa e Vale do Tejo, na maioria em jovens, e todos do sexo masculino. Os doentes estão “estáveis, apresentando lesões ulcerativas”.

A DGS refere que esta doença é “transmissível através de contacto com animais ou ainda contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados”, acrescentando que a “doença é rara e, habitualmente, não se dissemina facilmente entre os seres humanos”.

Os principais sintomas da doença são lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço.

Perante sintomas suspeitos deverá procurar aconselhamento clínico e “deverá abster-se de contactos físicos diretos”.

Segundo a DGS “a abordagem clínica não requer tratamento específico, sendo a doença habitualmente autolimitada em semanas”. 

No início do mês o vírus Monkeypox foi detetado no Reino Unido, tendo sido diagnosticado numa pessoa que terá contraído a infeção após uma viagem à Nigéria.

[imagem © UN]

Leia também