O Eclipse total da Lua desta madrugada é visível em Portugal

Jornal de Mafra 2018.07.22 22h40m17s 040

 

Na próxima madrugada irá ocorrer o primeiro eclipse total da Lua de 2022, e é visível em Portugal.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL):

“A Lua começa a entrar na penumbra da Terra às 2h31min e a partir deste instante a Lua vai escurecendo progressivamente adquirindo tons mais acinzentados. A seguir, às 3h28min a Lua começa a entrar na sombra da Terra, adquirindo tons mais avermelhados e acastanhados.”

elO começo do eclipse total ocorre às 4h29 min, sendo o máximo do eclipse atingido às 5h12 min, quando a Lua está no centro da sombra da Terra. Pelas 5h54 min a Lua começa a sair da sombra, pelo que irá perdendo progressivamente o tom avermelhado e ganhando o tom de cinzento-escuro. Às 7h52 min a Lua sai completamente da penumbra e volta à sua tonalidade habitual.

Este eclipse será visível “com o mesmo aspecto em todos os lugares da Terra que nesse momento tenham a Lua acima do horizonte”, isto é, será visível em Portugal continental e insular, na Europa Ocidental, no Médio Oriente, África, América do Sul, América do Norte, Antártica, Oceano Atlântico e Oceano Pacífico.

Eclipse total da Lua: é um fenómeno astronómico em que a Lua adquire um tom avermelhado por mergulhar completamente na sombra da Terra. Isto sucede quando a Lua, em fase de Lua cheia, passa nos seus nodos ou na proximidade destes.

Este ano ocorrerão 4 eclipses, 2 do sol e 2 da lua, o primeiro foi um eclipse solar e ocorreu no passado dia 30 de abril. Depois do eclipse lunar desta madrugada seguem-se um eclipse parcial do sol, que irá ocorrer a 25 de outubro e o segundo eclipse da lua está previsto para dia 8 de novembro.

Nota: as horas indicadas são as horas de Lisboa.

Leia também