Pescadores da Ericeira aderem ao projeto: “A Pesca por um Mar sem Lixo”

docapesca

 

“A Pesca por um Mar sem Lixo” é um projeto coordenado pela Docapesca, que tem por objetivo reduzir o lixo marinho e promover a melhoria das condições ambientais da zona costeira portuguesa.

O porto de pesca da Ericeira é o 18.º a aderir a esta iniciativa, com a adesão de 12 embarcações representando um universo de 40 pescadores.

Estas 12 embarcações contam agora com contentores para recolher os resíduos gerados a bordo e capturados nas artes de pesca, enquanto em terra são disponibilizadas as infraestruturas adequadas para a sua receção e posterior valorização.

O projeto já foi implementado:

  • no porto de Peniche (2016)
  • na Ilha da Culatra e Aveiro (2017)
  • na Figueira da Foz e Sesimbra (2018)
  • na Póvoa de Varzim, Setúbal, Matosinhos, Sagres, Portimão, Quarteira, Olhão, Nazaré e em Sines (2019)
  • em Lagos, Viana do Castelo e Cascais em 2020

A Docapesca espera que ainda este ano o “A Pesca por um Mar sem Lixo” possa ser alargada a Albufeira, Vila Real de Santo António e Vila Praia de Âncora.

Foram recolhidos, até ao momento, mais de 4692 m³ de lixo indiferenciado e mais de 2185 m³ de embalagens, resultado de um esforço conjunto de mais 52 entidades parceiras, 28 organizações de produtores, 796 embarcações e 3197 pescadores.

“A Pesca por um Mar Sem Lixo” é um projeto integrado num dos compromissos voluntários de Portugal no âmbito do objetivo do Desenvolvimento Sustentável 14-Oceanos.

[Imagens:Docapesca/ Montagem de capa: Jornal de Mafra]

Leia também