Covid-19 | Arranca na 2.ª feira a 2.ª dose de reforço para maiores de 80 anos e residentes em lares

covid 3

 

Face ao atual aumento da incidência de casos de covid-19 em Portugal, e com objetivo de melhorar a proteção da população mais vulnerável, a Comissão Técnica de Vacinação Contra a covid-19 (CTVC), da Direção-Geral da Saúde (DGS), recomenda a vacinação com a segunda dose de reforço, das pessoas com 80 ou mais anos e as residentes em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI).

A partir de 2.ª-feira, dia 16 de maio, as pessoas residentes em ERPI vão começar a ser vacinadas com a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19.

Já as pessoas com mais de 80 anos serão convocadas por agendamento local, por SMS ou chamada telefónica e começarão a ser vacinadas durante a próxima semana, nos centros de vacinação ou nos centros de saúde.

As pessoas elegíveis para esta dose de reforço da vacina – cerca de 750 mil pessoas – apenas devem ser vacinadas após “um intervalo mínimo de 4 meses após a última dose ou após um diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2”.

A DGS refere ainda que “as crianças e jovens entre os 12 e 15 anos com condições de imunossupressão, identificadas na norma 002/2021, também passam a ser elegíveis para receber uma dose adicional de vacina contra a COVID-19, na sequência de parecer favorável da CTVC. Os jovens com estas condições serão vacinados de acordo com orientação e prescrição médica.”.

Leia também