Torres Vedras | Associação para a Promoção da Igualdade (LGBTQI) inaugura a 1.ª sede na região Oeste

inaug IPA

 

Criada em 28 de junho de 2020, a IPA – Associação para a Promoção da Igualdade, é a primeira associação LGBTQI em Torres Vedras e na Região Oeste.

A associação tem como objetivo combater a discriminação em função da orientação sexual, identidade, expressão de género e características sexuais.

Em maio do ano passado foi uma das entidades vencedoras do Programa Bairros Saudáveis, com o projeto de criação do GAPI – Gabinete de Apoio Psicossocial para a Igualdade. O GAPI já está em funcionamento e é o primeiro serviço especializado dirigido à população LGBT de Torres Vedras e da zona Oeste.

Segundo a associação, o objetivo do projeto passa por “criar uma resposta social especializada que atenda às problemáticas da comunidade LGBTQI+ através da prestação de apoio técnico especializado na área psicossocial e de saúde mental para a comunidade LGBTQI+, priorizando crianças e jovens, bem como as suas famílias”.

ipa1No sábado passado, 7 de maio, a IPA inaugurou a sua sede, o GAPI e a Biblioteca Igual, em Torres Vedras, na Rua Dr. Carlos França 33, R/C esq.

A “Biblioteca Igual” foi um dos projetos vencedores na edição do ano passado do Orçamento Participativo de Torres Vedras na tipologia “Freguesia”, tendo contado com uma comparticipação financeira na ordem dos 14.900 euros.

A Biblioteca Igual foi criada com o objetivo de fomentar uma literacia mais plural e diversa, que aborde as temáticas da igualdade, dos direitos das mulheres e dos direitos LGBTQ+ e irá contar com um programa de animação.

A inauguração contou com a presença de Carlos Daniel Carreira, Presidente da IPA, Filipa Coelho, secretária da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães e de Laura Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

O GAPI funciona de segunda a sexta, das 10h00 às 17h00, na sede da IPA e para marcar um atendimento deverá utilizar o telefone: +351 261097094 ou o email: gapi@somosipa.pt .

[Imagens: IPA]

Leia também