Hoje é Dia da Europa

Dia da Europa

 

Assinala-se hoje o Dia da Europa.

Numa época de guerra, a UE continua a afirmar-se como um projeto de paz, valores e bem-estar dos cidadãos. Mais do que nunca, celebremos o seu dia! [Ministro dos Negócios Estrangeir0s]

A 9 de maio de 1950 foi proposta por Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, a criação de uma entidade europeia supranacional avançada para garantir a paz a longo prazo na Europa do pós-guerra. Esta proposta foi designada de Declaração Schuman e mais tarde viria a dar origem à União Europeia (EU).

Em 1951, quando se iniciou a cooperação económica na Europa, apenas Bélgica, Alemanha, França, Luxemburgo e os Países Baixos abraçavam esse projeto. Atualmente a EU é constituída por 27 países. O Reino Unido fez parte da EU até 31 de janeiro de 2020 altura em que saiu.

Há negociações em curso com outros Estados, existem países pré-candidatos e países que manifestaram intenção de futuramente iniciar o processo de candidatura.  A Ucrânia oficializou a sua candidatura à União Europeia a 28 de fevereiro de 2022.

Leia também